• Matéria: Geografia
  • Autor: maria201918700129157
  • Perguntado 4 anos atrás

como trabalha na base brasileira da Antártica?​


morganasombriabr123: A base, operada pela Marinha, recebe apoio da Petrobras por meio do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Na estação são realizadas pesquisas científicas nas áreas ambiental, meteorológica, biodiversidade e química.
dalilamelo37: Põe na melhor resposta se puder! Por favor , vai mim ajudar muito

Respostas

respondido por: morganasombriabr123
0

Resposta:

A base, operada pela Marinha, recebe apoio da Petrobras por meio do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Na estação são realizadas pesquisas científicas nas áreas ambiental, meteorológica, biodiversidade e química.

Explicação:

respondido por: dalilamelo37
0

Resposta:

A Estação Antártica Comandante Ferraz está subordinada à Subsecretaria do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). A Marinha do Brasil é a responsável pela logística do PROANTAR e vem, desde 1982, apoiando as pesquisas na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), nos navios e nos acampamentos, fornecendo treinamento, vestimentas especiais, alimentação, segurança, equipamentos de comunicações e transporte (embarcações e aeronaves).

No total, são 16 militares da Marinha que ficam encarregados pela EACF durante o período de um ano, compondo o Grupo-Base (GB). (veja tabela abaixo). A seleção desses 16 militares é bem criteriosa e ocorre praticamente dois anos antes da chegada à Antártica. Esse processo seletivo  possui várias fases. A primeira fase compreende a realização de diversos exames laboratoriais e avaliações médicas. Em seguida, é realizada a avaliação psicológica de todos os candidatos. Alguns meses depois, os militares, que passaram pela seleção de saúde física e mental, são levados para a ilha da Marambaia, no estado do Rio de Janeiro, para realizar diversas atividades em grupo, por cerca dez dias. Esse período na ilha tem a supervisão de uma equipe de avaliadores, dentre eles, dois profissionais de psicologia, alguns avaliadores físicos e outros militares responsáveis por coordenar as simulações, palestras e demais atividades executadas. Posteriormente, já um grupo bem menor de selecionados retorna para a mesma ilha para a fase final da seleção. Dessa vez, pesquisadores também estão presentes nessa fase e participam das atividades junto dos militares. Essas duas etapas na ilha da Marambaia, são conhecidas como T.P.A. (Treinamento Pré-Antártico). É no Treinamento que são passadas diversas atividades e informações que serão úteis para o adequado desenvolvimento das atividades no continente antártico.

Espero ter ajudado.

Bons estudos.

Anexos:
Perguntas similares