1 - O que foi a guerra do contestado ?
2 - Qual foi a maior causa para a revolta?
3 - Qual foi a participação do beato José Maria?
4- De que forma o governo reagiu a liderança de José Maria?
5- como terminou a guerra?
Respostas
Oieee tudo bem?
1. A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina.A região, marcada por muitos conflitos ligados a disputas de limites entre os dois estados, era conhecida como Contestado.
2.O motivo do conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company.
3.Diversos profetas, beatos e “monges” apareceram pregando ideais de justiça, paz e comunhão que seriam estabelecidos em um movimento de inspiração religiosa. O primeiro desses líderes foi o beato José Maria, que atacava o autoritarismo da ordem republicana e pregava novos tempos de prosperidade e comunhão espiritual
4.Os sertanejos do contestado passaram a ser perseguidos por pessoas a mando dos coronéis-fazendeiros e dirigentes das empresas estabelecidas na região com o apoio de tropas do governo. José Maria foi morto em combate em novembro de 1912., Em 1916 os últimos núcleos foram arrasados por tropas de 7 mil homens armados de canhões, metralhadoras e até alguns aviões de bombardeio.
5.O término da Guerra se deu com a captura de um homem chamado Adeodato Manoel Ramos, o último líder militar dos "revolucionários" do Contestado, no mês de agosto.
Espero ter ajudado, bons estudos ♡♡♡