Assinale as alternativas corretas: *
a) A origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas.
b) Com o passar do tempo, vários desses fugitivos aglomeravam-se em determinados locais, formando tribos.
c) Mais adiante, brancos, índios e mestiços também passaram a habitar os quilombos, somando, porém, menor número da população.
d) O Quilombo dos Palmares era formado por um conjunto de 10 quilombos próximos, chegou a ter uma população estimada em 20 mil habitantes no século XXI.
Respostas
Resposta:
1.Quilombola é a pessoa que habita o quilombo.
A origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas. Com o passar do tempo, vários desses fugitivos aglomeravam-se em determinados locais, formando tribos.
2.A origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas. Com o passar do tempo, vários desses fugitivos aglomeravam-se em determinados locais, formando tribos
3.Mais adiante, brancos, índios e mestiços também passaram a habitar os quilombos, somando, porém, menor número da população. Ao longo da história brasileira, vários quilombos foram registrados, alguns com grande número de habitantes.
4.Ao longo da história brasileira, vários quilombos foram registrados, alguns com grande número de habitantes. O Quilombo dos Palmares, por exemplo, que na verdade era formado por um conjunto de 10 quilombos próximos, chegou a ter uma população estimada em 20 mil habitantes no século XVII.