Muito embora possamos considerar que a vulnerabilidade se instale, em maior grau, nas populações pobres, nas sociedades capitalistas contemporâneas, em que as relações sociais se desenvolvem por modos marcadamente complexos, a questão econômica é relevante, porém não determinante. Devido ao precário acesso à renda, os sujeitos ficam privados ou acessam com mais dificuldade os meios de superação das vulnerabilidades vivenciadas, sejam tais meios materiais ou capacidades impalpáveis, como a autonomia, a liberdade, o autorrespeito. É nesse sentido que se torna possível associar a vulnerabilidade à precariedade no acesso à garantia de direitos e proteção social, caracterizando a ocorrência de incertezas e inseguranças e o frágil ou nulo acesso a serviços e recursos para a manutenção da vida com qualidade. CARMO, Michelly Eustáquia do; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Caderno de Saúde Pública, 2018; vol. 34(3):e00101417. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir. I. Apenas países desenvolvidos apresentam quadros de comunidades em situação de vulnerabilidade social. II. A vulnerabilidade social é um problema exclusivo das populações pobres, como é o caso do Brasil. III. O fator econômico não pode ser o único a ser verificado para determinar a vulnerabilidade de um grupo social. É correto o que se afirma em
Respostas
respondido por:
10
Resposta: III. O fator econômico não pode ser o único a ser verificado para determinar a vulnerabilidade de um grupo social.
Explicação: RESPONDI ESTA PORQUE, AS 1 E 2 CONTRADIZEM A AFIRMATIVA 3 QUE JULGO CORRETA . (MAS PODE CONFERIR ANTES DE ENVIAR)
A VULNERABILIDADE SOCIAL, NÃO É UM PROBLEMA SÓ DE POPULAÇÃO POBRE .
glcristiano41:
ALT. 3
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás