• Matéria: História
  • Autor: EAEAEAEAE
  • Perguntado 4 anos atrás

Explique qual era o pensamento de cada um dos seguintes filósofos em relação ao Absolutismo e ao Poder do Rei.

Nicolau Maquiavel, Tomas Hobbes, Jacques Bossuet e Jean Bodin:
Doa mais 30 pts pra quem me RESPONDER CERTO

Respostas

respondido por: fersilvanasci
0

Resposta:

Todos os Três nomes citados eram defensores e pensadores absolutistas.

Nicolau Maquiavel acreditava que um Príncipe (líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e defendia um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos e que deveriam apenas cumprir ordens.

Tomas Hobbes foi um dos mais radicais em pensamentos absolutistas. Acreditava que as pessoas nasciam ruins e egoístas (Em sua frase: "O homem é o lobo do homem") e que só iriam viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto, centralizado e sem interferência do Estado  nas Leis criadas (Pois isso seria como infringir a soberania de um Rei).

Jean Bodin cria no que ficou conhecido como “Direito Divino dos Reis”, onde a soberania absoluta deveria se concentrar numa só figura e seu poder teria como fundamento a vontade de Deus

Jacques Bossuet, assim como Jean Bodin, envolveu política e religião em sua tese, partindo do pressuposto que o poder real era também o poder divino. Os monarcas seriam representantes de Deus na Terra, portanto, tinham que possuir controle total da sociedade.

Explicação:

Espero ter ajudado :)

Perguntas similares