• Matéria: História
  • Autor: machadovitoria707
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual foi o posicionamento do grupo AIB diante do movimento político-militar de 1930?

Quais foram os desdobramentos ocorridos dos grupos AIB e ANL diante das ações políticas?​

Respostas

respondido por: josedasilvajs
4

*(AIB)*

Surgida em um singular momento da História do Brasil, a Ação Integralista Brasileira aparece no momento em que novos grupos sociais aparecem no cenário sócio-político do país. Com a queda das estruturas políticas oligárquicas, os grandes eixos de discussão política e ideológico do país perdem força no meio rural e passam a ocupar os centros urbanos do Brasil.

Nesse mesmo período, novas teorias políticas surgem na Europa como um reflexo das crises advindas do período entreguerras (1919 – 1938) e a crise capitalista que culmina, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque. Na Europa, o fascismo italiano e o nazismo alemão foram dois grandes movimentos políticos que chegaram ao poder em face às incertezas vividas naquele período.

No Brasil, a rearticulação política vivida com a Revolução de 1930 fez com que o Integralismo aparecesse como uma alternativa frente ao recente governo de Getúlio Vargas e o crescimento dos movimentos operário e comunista. Sob o comando de Plínio Salgado, a Ação Integralista conseguiu o apoio de setores médios, empresários e setores do operariado. Entendidos por muitos como um “fascismo abrasileirado”, esse movimento contou com suas particularidades.

Entre as principais ideias defendidas pelos integralistas, podemos destacar o corporativismo político, a abolição do pluripartidarismo, a perseguição aos comunistas, o fim do capitalismo especulativo e a ascensão de um forte líder político. Além do conteúdo ideológico, os integralistas fizeram o uso massivo dos meios de comunicação, frases de efeito, criação de símbolos e padronização comportamental.

*(ANL)*

A Aliança Nacional Libertadora foi um partido de esquerda que ganhou muito destaque político durante o Governo Constitucional da Era Vargas (1934-1937), tendo como o principal expoente o Luís Carlos Prestes e apoiado por um grupo muito heterogêneo. A ANL foi contrário ao movimento político militar de 1930 e defendia a existência de um governo popular, o não pagamento da dívida externa e a promoção de uma reforma agrária.

O partido, portanto, foi colocado na ilegalidade e tentou derrubar o poder por meio da chamada "Intentona Comunista", em 1935, falhando significativamente.


machadovitoria707: obgd!
josedasilvajs: De nada, é um prazer te ajudar:)!
respondido por: EduardoPLopes
3

A Ação Integralista Brasileira, AIB, se aliou politicamente ao governo no contexto da Revolução de 1930, chegando o seu líder, Plínio Salgado, a pleitear cargos no governo.

Que desdobramentos ocorreram na AIB e na ANL?

A AIB passaria a fazer oposição a Vargas depois de 1937, chegando a organizar um golpe, que falhou, e objetivava tomar o poder no Brasil. A Aliança Nacional Libertadora, ANL, foi perseguida pelo governo Vargas, como foram todos os demais partidos, e se reorganizou em partidos políticos de inspiração socialista e em movimentos políticos adeptos da ação direta.


Mais sobre a AIB e a ANL em:
https://brainly.com.br/tarefa/67860

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares