O que é etnocentrismo? De que forma esse conceito ajuda a compreender a sociedade e os conflitos sociais?
Respostas
Me ajudem nessa se alguém souber
Resposta:
Explicação:
Etnocentrismo é a tendência, presente em todos os grupos humanos conhecidos, de acreditar que os próprios valores, normas, crenças e práticas são melhores e mais racionais que os valores, normas, crenças e práticas de outros grupos. Achamos estranho os escoceses usarem "saias", por exemplo. Achamos ingenuidade a crença dos indianos de que vacas são animais sagrados. Sabemos que os portugueses acharam os indígenas preguiçosos e selvagens quando aqui chegaram. Mas raramente lemos nos livros de história que os indígenas também achavam os portugueses ignorantes e não entendiam porque eles passavam calor com tantas roupas imundas no sol ou porque eles ficavam enchendo as caravelas com árvores o dia inteiro.
Etnocentrismo é julgar as atitudes dos outros pelos nossos valores, sempre concluindo que a nossa forma de pensar/agir é a melhor e, se outros fazem diferente, é porque ainda não aprenderam o nosso modo de fazer.
Os resultados do etnocentrismo podem variar desde a ridicularização do outro, com piadas, ou mesmo com violência e agressão até o completo extermínio de povos inteiros. O etnocentrismo legitimou toda a violência colonialista. Se os europeus nos saquearam, roubaram, mutilaram, mataram, durante o processo colonizatório, não teria sido por mera ganância ou crueldade, mas porque eles carregavam a """nobre tarefa"""" (muitas aspas aqui) de civilizar (impôr a forma de vida deles).
Perceba então que lutar contra o etnocentrismo é necessário não só para sermos capazes de entender outras culturas, é necessário também do ponto de vista político, para lutar contra o racismo, o eurocentrismo e todos os tipos de fascismo.