1) Explique como foi feita a primeira divisão regional do Brasil e por quê? Qual a diferença entre os termos
regionalização e região?
Respostas
Resposta:
A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.
A primeira divisão regional do Brasil foi realizada no ano de 1913 e os critérios adotados para tal processo foram os aspectos físicos (clima, relevo e vegetação), que dividiu o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.
A regionalização compreende as atividades relacionadas à divisão do espaço geográfico com o objetivo de uma mais correta compreensão dos fenômenos físicos, sociais e naturais. E região consiste no território que é definido a partir de uma característica definida previamente.
A regionalização geoeconômica do território brasileiro atual é realizada através das cinco grandes regiões brasileiras, que são: Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal), Nordeste (Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Alagoas e Paraíba), Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).
Essa regionalização foi estabelecida pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O IBGE realiza diversos estudos estatísticos a respeito da população brasileira, que possibilitam o levantamento de diversas informações. Entre essas informações podemos citar: o número de homens e mulheres, crianças e idosos, as condições dos domicílios e a escolaridade da população.
Saiba mais sobre espaço geográfico em: brainly.com.br/tarefa/20719406
Bons estudos!