Respostas
Ela mesma só virou rainha em 1624, após o assassinato de Kia durante uma das piores crises do reino, quando o Ndongo rapidamente perdia terreno para os portugueses. É claro que não faltaram más línguas para insinuar que teria sido Nzinga a responsável pela morte do rei.
Em 1482, os portugueses capitaneados por Diogo Cão, aportaram em Angola com a intenção de buscar metais preciosos e escravos, também buscavam um caminho para as Índias.
Explicação:
Nzinga Mbandi é a mais famosa e controversa personagem da história de Angola no século XVII. ... Entendemos Nzinga como a principal líder da resistência contra a presença portuguesa em Angola no período, pois além de dar asilo a centenas de escravos fugitivos, impediu feiras e desorganizou a cobrança dos impostos.
No final da década de 1620, os portugueses uniram forças com os adversários de Njinga e Ndongo ficou perdido. No entanto, a rainha Njinga, que sucedeu o seu irmão no trono em 1623, conseguiu estabelecer outras alianças. Tornou-se rainha de Matamba e conseguiu o apoio dos holandeses alguns anos mais tarde, quando estes ocuparam Luanda. Njinga reinou e fez sempre parte das negociações com os portugueses até à sua morte, em 1663.