Imagine-se como gestor ambiental de uma empresa que esteja realizando o licenciamento ambiental de 20 granjas de suínos para abate na região Centro-Oeste do país. O processo de avaliação de impactos identificou que um impacto significativo será a alteração da qualidade da água de mananciais, devido a uma potencial liberação de efluentes fora dos parâmetros previstos na legislação local. Uma ação de mitigação proposta compreendeu a implantação de biodigestores nas granjas, os quais, além de minimizar a emissão de gases do efeito estufa, promoverão a depuração de contaminantes presentes no efluente. Descreva, então, as etapas que poderiam compor um plano de monitoramento da qualidade da água, indicando também a localização das amostragens de água e a legislação que poderá ser adotada para orientar os parâmetros dos efluentes.
Respostas
Resposta:
Os métodos para avaliação de toxicidade dos efluentes industriais, são ferramentas importantes de prevenção, caracterizado e com controle de poluição e a estratégia mais eficiente é o uso integrado de analises físicas, químicas e eco-toxicologico, que respondem como, quais e em que nível os efluentes podem prejudicar a saúde humana e ecossistemas, a coleta de amostras e o seu acondicionamento é uma das etapas mais importantes no monitoramento da qualidade e na confiabilidade dos resultados dependendo de sua correta execução. O procedimento de coleta deve ser elaborado por equipe capacitada para que haja segurança da preservação da amostra, que é um requisito essencial para obter a maior exatidão possível no resultado de seus parâmetros. Os métodos de analises de efluentes podem ser divididos em: físicos, químicos, cromatografia gasosa e liquida, e eletroquímicos que se baseiam em medidas de voltagem ou fluxos de correntes associadas com transformações químicas (condutometria, potenciometria, etc.)
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
O plano de monitoramento poderá ser composto pelas seguintes etapas:
- Avaliação da qualidade da água antes do início da operação do empreendimento;
- Avaliação da qualidade da água durante a operação do empreendimento.
A amostragem de água deverá ser realizada em dois pontos. Um, à montante do empreendimento. a fim de caracterizar a água que está passando pela área do empreendimento. Também deverá haver outro ponto, à jusante do empreendimento, a fim de avaliar a alteração provocada na água devido à potencial liberação de algum efluente.
A legislação aplicada ao monitoramento poderá ter âmbito federal ou estadual. Caberá ao aluno procurar a existência de uma lei pertencente ao seu estado. Em âmbito nacional, o aluno poderá indicar a resolução CONAMA 430/2011.