4 A principal transformação social provocada pela descoberta de minérios na região das Minas Gerais foi o surgimento da primeira "classe média urbana" brasileira. Explique como o contexto da referida atividade contribuiu para a organização desse novo grupo social na colônia.
Respostas
Resposta:
O Ciclo do Ouro – Vamos relembrar um dos momentos em que o Brasil mais se transformou social e economicamente: o século XVIII. Você vai entender a relação dessas mudanças com a Mineração e arrasar em História no Enem!
O século XVIII, por causa da mineração aurífera, ficou conhecido no Brasil como o “Século do Ouro”. Foi um período de grandes mudanças econômicas e sociais, produzindo na colônia uma nova realidade histórica decorrente da mineração.
Explicação:
O fim do domínio holandês sobre o nordeste brasileiro, em 1654, provocou uma grave crise na economia açucareira, que acabou afetando toda a colônia.
Por isso, a segunda metade do século XVII foi marcada pela intensificação de expedições exploratórias para o interior, como as bandeiras, que em pouco mais de três décadas descobriram grandes reservas de ouro em Minas Gerais.
Alcançaram depois outros pontos, como Goiás e Mato Grosso. Era o início da grande mineração aurífera no Brasil. Assim, quando a importância dos engenhos foi superada pela importância das minas de ouro. Três sentidos de mudança foram destacados.
Mudancas nos polos econômicos da Colônia:
Do Nordeste para o Sudeste, tendo Minas Gerais como maior centro minerador e o Rio de Janeiro como o grande porto exportador de ouro;
Do litoral para o interior, onde se situavam as principais minas;
Do campo para a cidade, sendo a mineração uma atividade tipicamente urbana, dando origem a várias cidades, como Vila Rica, Mariana, São João Del Rei, Cuiabá etc. São todas filhas do Ciclo do Ouro