Dentre tantas reflexões, uma questão que era levantada paralelamente a crítica analítica que levaram os professores de educação física à busca de alternativas sobre a metodologia das aulas, buscava-se “mostrar a verdade” sobre a educação física. A problematização do aspecto competitivo que caracterizava as aulas de educação física na escola.
HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a verdade que se queria mostrar, avalie as afirmações a seguir.
I. Na ótica competitiva, seria possível recriar, no interior da instituição escolar, um ambiente das competições que aconteciam fora dela.
II. A reflexão de que seria esse o papel da Educação Física, o de fomentar uma ânsia por vitórias e superação daqueles que não tinham as forças suficientes para tanto, era uma pergunta presente em muitas pesquisas.
III.A preocupação da ênfase desportiva no culto à performance, que valorizava o vencedor, o mais competente, em detrimento de todos os demais que “participavam” das aulas. isto é, houve uma inquietação aguda com o caráter discriminador das aulas de educação física.
IV.No calor de todas as discussões que forjavam novas considerações sobre a finalidade da educação física escolar, muitos pesquisadores perderam as certezas sobre a correção dessa perspectiva, principalmente, quando se pensava nos objetivos educacionais mais amplos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
alternativa 5
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás