Ao lado de muitas discussões, paralelas a um aumento de reflexões estimuladas, sobretudo, por tendências teóricas que assumiam como relevantes à crítica das relações sociais que sustentavam a educação e a educação física em sua história, outra manifestação bastante curiosa vale a pena ser observada: a formação dos professores de educação física. É válido pensarmos as mudanças na formação desses profissionais e entender as transformações que aconteceram no campo da formação dos “professores de educação física”, ou seja, os “licenciados”, os que possuem a “licença” para trabalhar com as práticas corporais nas instituições de educação básica brasileiras.
HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
A partir do texto apresentado e os caminhos percorridos para que a formação de professores de educação física ocorresse de maneira satisfatória, avalie as afirmações a seguir.
I.Para entender essa manifestação, é importante considerar a importância que passou a ter o esporte nas décadas de 60 e 70.
II. Essa importância se deu tanto em aspectos econômicos quanto culturais. Se para nossa atualidade o valor das práticas e eventos desportivos para muitos aspectos dessa nossa vida é algo inquestionável, o mesmo não ocorria nas primeiras décadas do século XX.
III. Não se deve esquecer, inclusive, de que, em boa parte daquele século, não era o esporte o conteúdo predominante das aulas de educação física que aconteciam nas escolas. A forma como o esporte foi se tornando o que é hoje culminou no fato de “aulas de educação física” tornarem-se sinônimos dessas práticas.
IV. Historicamente, o ingresso das práticas corporais na escola deu-se por meio da possibilidade dessas práticas serem submetidas ao escrutínio, à avaliação científica. Conforme o peso cultural, econômico e político dos esportes se avoluma, a ciência passa a olhar o esporte como “objeto de estudo”, tornando-o passível de avaliações de diferentes especializações: a fisiologia, a biomecânica, a aprendizagem motora dos gestos técnicos e os impactos das dimensões psicológicas na formação e treinamento dos atletas, aumentando assim a autonomia pedagógica.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
1
Alguém sabe a resposta desta?
Qual pagina do livro encontro?
respondido por:
1
Resposta:
todas estão corretas
Explicação:
pag 122
salesbarbara26p54d16:
a alternativa lV esta errada
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás