• Matéria: Sociologia
  • Autor: Lailasilva45
  • Perguntado 4 anos atrás

1) a partir do conceito de fato social de Durkheim apresentado no texto 2 Observe em seu cotidiano e Liste algumas maneiras coletivas que você sente pensa e age.


2) O que significa na teoria durkheimiana tratar os fenômenos social como coisar? ​

Anexos:

tttthayllana1p990ct: o meu não quer abrir

Respostas

respondido por: larissamagrani
62

Acerca do número 1, algumas formas coletivas que podem ser fatos sociais são: a instituição da família, a religiosidade, as escolas.

Sobre a questão 2,  Émile Durkheim conceitua os fatos sociais como coisas, porque sua teoria defende a Sociologia como uma ciência que investiga as instituições sociais. Desse modo, sua intenção é retirar tudo o que pode "obscurecer" o entendimento acerca dessas instituições, que ele denomina "prenoções". Durkheim objetiva analisar cientificamente os fenômenos sociais de forma fenomenológica, focando na essência deles, não em seus acidentes.

Émile Durkheim, sociológo francês nascido no século XIX, teoriza sobre o processo social e suas características. Através do seu olhar empírico e experimental, Durkheim cria teorias acerca de como a sociedade funciona e é engendrada.

Sua teoria mais famosa é o Funcionalismo, que afirma que a sociedade funciona como um organismo biológico: caso um determinado "órgão para de funcionar", o corpo estará arruinado. Essa lógica ocorre com a sociedade também: caso um grupo social decaia, a sociedade toda sofre com isso.

Para ele, as instituições (família, escola, religião) são ferramentas de socialização e de regulamentação. Elas influenciam na concepção moral dos indivíduos e estabelecem ditames morais e comportamentais na sociedade.

Link: brainly.com.br/tarefa/17424291

Anexos:

Cristianealves34: alguém pode me ajudar por favor
silvamarines198: obrigado ❤️
respondido por: Matheusieti
1

Dentre os fatos sociais que podemos citar algumas formas presentes na sociedade como por exemplo:

  • As instituições escolares;
  • A religião como instrumento de transformação do indivíduo;
  • O conceito de família, entre outros.

Durkheim nos apresenta o fato social como uma ação que indivíduo promove, podendo ser levada por:

  • Influências sociais;
  • Influências culturais;
  • Influências religiosas.

Além disso, Durkheim já afirmava que o indivíduo nasce sem saber seu papel na sociedade, e, ainda nos apresenta através do fato um entendimento mais amplo sobre as normas coletivas as quais orientem a vida do indivíduo.

Mais sobre a ideia de fato social:
https://brainly.com.br/tarefa/17723956

Durkheim
explica o fenômeno social a partir da forma como a sociedade se organiza, possuindo o indivíduo como parte do processo.

Ou seja, os fenômenos sociais explicados por Durkheim podem estar presente em ideias, ou até mesmo regras que são estabelecidas pelos indivíduos, que já existem desde nosso nascimento, sendo nossa formação baseada nessa noção.


Sobre Durkheim e sua influência:

Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.


Sobre o paralelo entre Durkheim e Marx:
https://brainly.com.br/tarefa/26034186

Anexos:
Perguntas similares