O Cortiço
Capítulo I
João Romão foi, dos treze aos vinte e cinco anos, empregado de um vendeiro que enriqueceu entre as quatro paredes de uma suja e obscura taverna nos refolhos do bairro do Botafogo; e tanto economizou do pouco que ganhara nessa dúzia de anos, que, ao retirar-se o patrão para a terra, lhe deixou, em pagamento de ordenados vencidos, nem só a venda com o que estava dentro, como ainda um conto e quinhentos em dinheiro.
Proprietário e estabelecido por sua conta, o rapaz atirou-se à labutação ainda com mais ardor, possuindo-se de tal delírio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privações. Dormia sobre o balcão da própria venda, em cima de uma esteira, fazendo travesseiro de um saco de estopa cheio de palha. A comida arranjava-lha, mediante quatrocentos réis por dia, uma quitandeira sua vizinha, a Bertoleza [...].
Bertoleza também trabalhava forte; a sua quitanda era a mais bem afreguesada do bairro. De manhã vendia angu, e à noite peixe frito e iscas de fígado; pagava de jornal a seu dono vinte mil-réis por mês, e, apesar disso, tinha de parte quase que o necessário para a alforria. [...]
Infere-se desse texto que João Romão
aluga para Bertoleza a quitanda.
demonstra ser apegado ao seu patrão.
é amigo de Bertoleza há muitos anos.
é um homem dedicado ao trabalho.
planeja se mudar para um outro local.
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
Infere-se desse texto que João Romão é um homem dedicado ao trabalho. Alternativa D correta
Explicação:
respondido por:
5
Resposta: LETRA D )
Explicação:
Infere-se desse texto que João Romão é um homem dedicado ao trabalho.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás