Uma empresa que trabalha com transporte de papelão tem dificuldade de trabalhar a prevenção de acidentes causados por problemas na estrada como os buracos. Recentemente, um caminhoneiro acidentou-se na estrada durante um dia de chuva. Ele relata que não visualizou o buraco que estava cheio de água, passou com a roda dentro, perdeu o controle da direção e tombou o caminhão no acostamento que estava em um nível mais baixo que a pista e em condições precárias.

O acidente ocorreu na BR-116, km 483, na cidade de Dom Cavati (MG). De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Federal, o funcionário usava cinto de segurança e dirigia a 80 km/h conforme leitura do tacógrafo. No hospital, foi identificado que o funcionário teve contusões, ficando marcado pelo cinto de segurança na clavícula e na crista ilíaca. Bateu com a cabeça na parte de proteção do banco do motorista e na janela, sofrendo alguns cortes causados pelo impacto da cabeça e pela quebra do vidro. Foi identificado que o funcionário não fez uso de álcool, drogas ou outras substâncias psicoativas. O médico de plantão emitiu um atestado solicitando que o funcionário ficasse afastado de suas atividades laborais por sete dias.

O motorista relata que teve uma noite de sono tranquila no dia anterior e respeitou as 11 horas de descanso que prevê a legislação, fato que foi confirmado pelo sistema de telemetria que a empresa utiliza para rastrear o caminhão e tacógrafo.

Anexos:

Respostas

respondido por: henriqjpg
24

Resposta: O funcionário sofreu um  

acidente típico

Explicação: pois, como sua função é de motorista, dirigir é uma atividade relacionada. O trabalhador tem direito à estabilidade de um ano. Deve-se emitir a CAT em quatro vias, sendo uma da empresa, uma do empregado, uma da previdência social e uma do sindicato. Deve ser emitida pelo empregador em até 24 horas após saber do acidente. Caso não seja emitida pelo empregador, qualquer pessoa pode fazê-l

respondido por: RayanaSE
7

O funcionário teve um acidente de trabalho típico.

Acidente de trabalho típico

Um acidente típico é uma situação que pode causar lesão temporária ou permanente da capacidade para o trabalho ou até mesmo a morte no decorrer da execução do trabalho, ou mesmo a caminho do trabalho.

Segundo o artigo 19 da lei 8213/91, que elenca sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, temos:

"Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho."

Para qualificar um acidente como acidente de trabalho, deve ser estabelecida uma relação causal entre o acidente e o trabalho.

Para mais informações sobre acidentes de trabalho, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/1505908

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares