• Matéria: História
  • Autor: Kokobo
  • Perguntado 4 anos atrás

Alguem pode me ajudar????? Por favor

Anexos:

Respostas

respondido por: alessandrolisboa9
1

Resposta:

De tempos em tempos, o debate sobre os limites entre estética e saúde volta à tona.

O assunto é tão recorrente na sociedade que você pode encontrar diversos artigos na internet com redações prontas para o assunto, voltadas aos estudantes que estão se preparando para o vestibular.

Mas, afinal, por que esse debate não morre? Existe mesmo uma ditadura da beleza? Quais dados estatísticos comprovam ou refutam essa tese?

Neste artigo, você vai entender os conceitos por trás desse assunto, e os perigos que existem quando se fala de padrão estético e a obsessão pela beleza.

Você vai compreender como funcionam as percepções distorcidas, quais são os perigos das dietas e que tipos de transtornos de imagem são mais comuns na sociedade.

Antes de prosseguir, no entanto, nós recomendamos uma reflexão. Queremos que você faça um exercício para chegar às suas conclusões.

A pergunta é: a sociedade impõe um padrão de beleza? Você mesmo pode responder a esse questionamento.

Basta assistir ao intervalo comercial na televisão, enxergar os protagonistas da novela, olhar as fotos de um desfile de moda e acompanhar a publicidade em torno de produtos como cervejas, tênis, perfumes, cosméticos, bronzeadores e xampus.

Não está satisfeito? Consulte o catálogo de biquínis e sungas de uma marca que você conhece. Abra uma revista e veja as propagandas. Acesse o Instagram e dê o follow em blogueiras com milhões de seguidores.

Você vai identificar um padrão: corpos magros, tonificados e bronzeados.

A busca pela beleza não é crime. Afinal, cada um faz o que acha mais adequado da própria vida.

Mas a obsessão para chegar a um padrão inatingível pode causar sérios riscos à saúde.

E é isso que veremos a partir de agora. Vamos juntos?

O que é saúde e estética?

Saúde e estética são conceitos próximos, mas não relacionados. Saúde tem a ver com o bem-estar físico, psíquico e social, enquanto a estética se refere tão somente à aparência física e à beleza. Pode ocorrer, contudo, de procedimentos estéticos terem também implicações de saúde.

É possível nos aprofundarmos um pouco mais nessas definições.

Saúde é um conceito utilizado para caracterizar um organismo que está com todas as suas funções fisiológicas regulares, além de características estruturais normais e estáveis, considerando a forma de vida e fase do ciclo vital dessa pessoa.

Essa definição, que parece um pouco técnica demais, é a do dicionário Michaelis quando alguém busca pelo conceito de saúde.

Já a estética não tem relação direta com a saúde. De acordo com o mesmo dicionário Michaelis, ela está relacionada à harmonia das formas e das cores.

Quando se fala da estética do corpo humano, estamos falando de beleza e aparência física.

O que podemos concluir destas duas definições?

A saúde e a beleza podem estar relacionadas, mas não há uma ligação direta e necessária entre elas.

É possível ter saúde e não seguir os padrões estéticos da sociedade. Assim como é possível seguir os padrões estéticos da sociedade e não ter saúde.

Perguntas similares