Quais os tipos de obras que existem em espaços públicos de Ji-Paraná ?
Respostas
Especialistas apontam como um dos dramas da urbanização das cidades e da qualidade de vida, a falta de espaços públicos de lazer.
O fenômeno nacional ocorre também no estado de Rondônia. Cidades sofrem com crescimento desenfreado e carecem de infraestrutura. A maioria das cidades de pequeno porte não têm sequer uma praça. Municípios de médio porte, a exemplo de Buritis (a 168 quilômetros da Capital) não tem nenhum espaço urbano adequado para práticas esportivas, lazer ou caminhadas.
O governo estadual busca mudar essa realidade através do projeto Canais da Cidadania, um programa que visa a construção de praças nos municípios. O governador Confúcio Moura iniciou o projeto em 2013, em Ji-Paraná, com a revitalização do Córrego Pintado e a construção de uma praça em seu entorno. Esse trabalho era uma das maiores reivindicações da população ji-paranaense.
13 praças em construção
Hoje o programa de construção de praças beneficia 11 municípios: Porto Velho, Ariquemes, Buritis (2), Campo Novo, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná (2), Cacoal e Pimenta Bueno. As obras são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).
Pista de skate no Parque Açaí, em Ariquemes
Pista de skate no Parque Açaí, em Ariquemes
Ji-Paraná e Buritis recebem duas praças, cada uma. A Capital da BR, além do Córrego Pintado, ganha a revitalização do Complexo Beira Rio.
Em Buritis é construído o Parque Buritis no entorno do Igarapé Central e também na mesma região é executada a obra do Centro de Desporto e Lazer (Cedel), incluindo uma quadra poliesportiva coberta. Em Porto Velho, na Avenida Jorge Teixeira, entre o Hospital de Base e o Aeroporto Governador Jorge Teixeira, está em obras o Novo Espaço Alternativo, o maior espaço urbano de todo o Projeto Canais da Cidadania. A obra deve ser retomada nas próximas semanas, informou hoje (28) o diretor-geral do DER, Rodrigo Viana.