Uma floresta muito grande sofre um incêndio, e muitas espécies
vegetais (árvores, arbustos, gramineas) morrem. Alguns animais herbivoros
(se alimentam exclusivamente de vegetais) e carnivoros sobrevivem ao fogo.
1- Baseados no que aprendemos sobre a interdependência dos seres vivos na
cadeia alimentar, o que você acha que acontecerá com
que acontecerá com os animais que
sobreviveram?
Respostas
Resposta:
Toda cadeia alimentar, inicia-se com um produtor.
A cadeia alimentar, também chamada de cadeia trófica, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema, na qual é possível observar uma sequência de organismos servindo de alimento para outros. Essa transferência sempre se inicia por um produtor e finaliza-se em um decompositor, sendo essa transferência unidirecional.
Tanto os herbívoros que sobreviveram, quanto os carnívoros, deverão migrar para outra região ou morrerão de fome. Isso acontece, porque, nem carnívoros, tampouco herbívoros, conseguem sintetizar o alimento por conta própria, eles são heterótrofos.
Uma vez que os produtores de alimento (autótrofos), deixam de existir, todos aqueles que dependiam deles, direta ou indiretamente, também perecerão.
Explicação:
Os seres autotróficos são de extrema importância à vida, pois eles são os únicos organismos vivos capazes de fabricar compostos orgânicos que servirão de alimento para os seres heterotróficos. Por esse motivo, esses organismos autótrofos são chamados de produtores.
Os animais herbívoros servem de alimento para os animais carnívoros, que por se alimentarem dos animais herbívoros são chamados de consumidores secundários. Em alguns casos, os consumidores secundários podem servir de alimento para outros animais também carnívoros. Quando isso acontece, chamamos esses animais de consumidores terciários e assim por diante.