• Matéria: História
  • Autor: tanickth
  • Perguntado 4 anos atrás

(eu sei q o texto é grande, mas me ajudem pfvrr)

Transformações na Europa e reflexos no Brasil

O final do século XVIII foi marcado por muitas mudanças nos cenários político e econômico dos países ocidentais. Na Europa ocorreram revoluções como a Francesa, que pôs fim ao Absolutismo Monárquico, e na Inglaterra se iniciou a Revolução Industrial, que transformou os modos de produção causando impactos que são percebidos até os dias atuais.

Enquanto isso, algumas colônias europeias na América iniciaram seus processos de independência a fim de se livrarem da exploração de suas respectivas metrópoles.

O Brasil também vivenciou algumas rebeliões contra a sua metrópole, Portugal, que explorava este território sem oferecer em troca serviços básicos desejados pela população.

Algumas dessas revoltas foram: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos. Algumas delas tiveram caráter separatista (intenção de separar o Brasil de Portugal) como a Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

A Revolta dos Beckman ocorreu no ano de 1684 sob liderança dos irmãos Manuel e Tomas Beckman. O evento que se passou no Maranhão reivindicava melhorias na administração colonial, o que foi visto com maus olhos pelos portugueses que reprimiram os revoltosos violentamente. Foi a única revolta do século XVII.

A Guerra dos Emboabas foi um conflito que ocorreu entre 1708 e 1709. O confronto em Minas Gerais aconteceu porque os bandeirantes paulistas queriam ter exclusividade na exploração do ouro recém descoberto no Brasil, mas levas e mais levas de portugueses chegavam à colônia para investir na exploração. A tensão culminou em conflito entre as partes.

A Guerra dos Mascates aconteceu logo em seguida, entre 1710 e 1711. O confronto em Pernambuco envolveu senhores de engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife. A elevação de Recife à categoria de vila desagradou a aristocracia rural de Olinda, gerando um conflito. O embate chegou ao fim com a intervenção de Portugal e equiparação entre Recife e Olinda.

A Revolta de Filipe dos Santos aconteceu em 1720. O líder Filipe dos Santos Freire representou a insatisfação dos donos de minas de ouro em Vila Rica com a cobrança do quinto e a instalação das Casas de Fundição. A Coroa Portuguesa condenou Filipe dos Santos à morte e encerrou o movimento violentamente.

A Inconfidência Mineira, já com caráter de revolta separatista, aconteceu em 1789. A revolta dos mineiros contra a exploração dos portugueses pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal, mas o movimento foi descoberto antes de ser deflagrado e acabou sendo punido com rigidez pela metrópole. Tiradentes foi morto e esquartejado em praça pública para servir de exemplo aos demais do que aconteceria aos descontentes com Portugal.

A Conjuração Baiana, também separatista, ocorreu em 1798. O movimento ocorrido na Bahia pretendia separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo. Foi severamente punida pela Coroa Portuguesa.

Estas duas últimas receberem as influências das ideias iluministas que circulavam pela Europa e que também influenciaram a Revolução Francesa

2- Observe no texto acima, todas as revoltas populares do Brasil. O que elas têm em comum no aspecto de sua motivação?

Respostas

respondido por: Guuriasilva2017
1

Resposta: Separar o Brasil de Portugal

Explicação:

Perguntas similares