3. Faça uma sintese de como é o processo de distribuição da energia elétrica até chegar
nas nossas casas
Respostas
Resposta:
No Brasil, quase toda a produção vem de hidrelétricas, que usam a força da água para movimentar um gerador. Depois de produzida, a energia vai para as cidades por meio das linhas e torres de transmissão de alta tensão. «Viajando por centenas de quilômetros de fios, ela sofre inúmeras alterações de voltagem», explica José Ferreira Abdal Neto, diretor de Operações da Geração da CPFL Energia. O percurso da eletricidade se completa quando ligamos interruptores e aparelhos eletroeletrônicos na tomada, consumindo-a no mesmo momento em que é produzida.
Durante todo o caminho, a energia está sujeita a interrupções.
Dúvidas e questionamentos dos alunos levam às conclusões
A maioria concordou que a energia gerada no país tinha como origem uma hidréletrica, mas não sabia que a produção dependia das quedas-d?água. Depois dessa conversa, a docente exibiu um vídeo sobre o funcionamento da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, a maior do país. Ele também mostrava que a voltagem variava durante a transmissão. Os alunos queriam saber por que os aparelhos eletroeletrônicos não queimam ao serem ligados.
Um dos estudantes disse que a razão para isso era eles usarem voltagem de 110 e 220 volts. Além disso, a criançada acreditava que a energia era produzida e armazenada e só depois consumida por nós. A turma observou a produção de energia por meio da manipulação de um minigerador, vendido em casas especializadas em aparelhos elétricos. Ao converter a energia mecânica em elétrica, o aparelho é capaz de acender a lâmpada.
Esse mecanismo pode ser visto como uma reprodução do trajeto da energia elétrica até nossa casa. Na realidade, a corrente é alternada, com tensão variável na produção, na transmissão e na distribuição. Ao realizar um trabalho como esse, que inclui momentos de pesquisa, debates e experimentos, a garotada aprende a elaborar e validar hipóteses sobre energia elétrica tendo como base a observação de seu cotidiano e do seu entorno. A energia tem tensão variável durante a geração, a transmissão e a distribuição.
Um circuito elétrico
Estação geradora A energia elétrica pode vir de diferentes fontes. Nas hidrelétricas, a queda-d'água movimenta um gerador, que cria um campo magnético, produzindo corrente elétrica. Em seguida, segue pelas linhas de alta tensão. Linhas de transmissão Torres de alta tensão levam a eletricidade por longas distâncias.
Para reduzir as perdas energéticas durante a transmissão, ela é transportada em altíssima voltagem. Só então segue pela rede de distribuição. Depois, passa pela fiação - aérea ou subterrânea -, que a leva até as ruas. Consumidor final Nas tomadas de nossa casa, a energia está disponível para utilização no mesmo momento em que é gerada, fazendo funcionar equipamentos eletrônicos e interruptores.