“O SUS tem que executar, fazer as ações de saúde. É a incumbência do SUS precípua, explicitada em outros locais da Constituição Federal e da Lei 8.080 e que vamos comentar logo a seguir. Essa execução das ações deve ser feita diretamente ou através de terceiros e também por pessoa física ou jurídica de direito privado. O SUS tem que ter serviços próprios para executar diretamente e tem a possibilidade de contratar terceiros para completar os serviços que não der conta de executar por si próprio. Além disso, a execução de serviços de saúde é livremente permitida ao privado, pessoa física ou jurídica.” Fonte: CARVALHO, Gilson. A saúde pública no Brasil. Estud. av., São Paulo , v. 27, n. 78, p. 7-26, 2013.
Neste sentido, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Após mais de 20 anos de SUS, o desafio de pensar o financiamento para a viabilização de um sistema público e universal já não é mais um nó do SUS.
b. Na perspectiva da organização da assistência, o desafio do SUS era substituir os modelos de livre demanda por um modelo hospitalocêntrico de qualidade.
c. A autora aponta como perspectiva de avanços do SUS a liberação de atuação do setor privado de saúde cada vez mais livre, sem regulações burocráticas.
d. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e o Programa Saúde da Família (PSF) foram as primeira medidas mais efetivas para superar o modelo de atenção hospitalocêntrico e garantir o acesso universal.
e. Com o crescimento de dispositivos de atenção básica (AB), a proporção de óbitos por diarreia passa de 4,13% em 1990 para 10,83% em 2005.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
D
Explicação:
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e o Programa Saúde da Família (PSF) foram as primeira medidas mais efetivas para superar o modelo de atenção hospitalocêntrico e garantir o acesso universal.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás