• Matéria: Geografia
  • Autor: Rodriguessjulia07
  • Perguntado 4 anos atrás

Me Ajudem Eu Preciso Dessas Respostas Por Favor ​

Anexos:

Respostas

respondido por: zoobju
1

1) As causas mais prováveis para o deslocamento do homem moderno para outras áreas são a busca por abrigo mais protegido de predadores e perigos naturais, a disponibilidade de alimento e água, a procura de terrenos maiores para se viver por conta do aumento da comunidade, entre outros motivos.

  (Obs.: note que eu citei várias causas prováveis!)

2-a) Ambas as palavras descrevem indivíduos que se deslocaram de seu país ou continente de origem para outro, porém, o imigrante se desloca com o motivo de fixar residência, trabalho ou estudo de forma permanente ou temporária, enquanto que o refugiado é forçado a se mudar por motivos de perseguição (devido à sua raça, religião, etc), crises sociais, políticas ou conflitos armados, o que os impede de voltar à sua terra natal.

2-b) Deslocados internos são indivíduos que, por motivos de perseguição, crises ou conflitos, foram forçadas a se deslocarem de sua região de origem, sem ultrapassar a fronteira de seu país de origem. A migração interna, por sua vez, são indivíduos que se deslocaram para fora de sua região de origem mas dentro de seu país, justificados pela busca de emprego, moradia e melhor qualidade de vida.

3) As migrações forçadas são aquelas em que o indivíduo se sente obrigado a sair de sua terra natal, a fim de garantir sua própria sobrevivência. Exemplos disso são os refugiados haitianos no Brasil e os refugiados internos do Nordeste Brasileiro em São Paulo.

4) A nacionalidade da maioria dos refugiados mundiais em 2016 era a nacionalidade síria, por motivo da Guerra Civil da Síria.

5) A explosão demográfica ocorrida após a Segunda Guerra Mundial, conhecida como "Baby Boom", foi caracterizada pelas altas taxas de natalidade nos países desenvolvidos causadas pelo aumento da qualidade de vida garantidas aos países vencedores da Segunda Grande Guerra.

6) A população mundial não está distribuída de modo uniforme no globo porque depende diretamente do desenvolvimento econômico (PIB) e humano (IDH) dos países, além da cultura e das políticas públicas adotadas por cada país.

7-a) Os países desenvolvidos tendem a apresentar uma baixa taxa de natalidade e fecundidade (por conta do alto índice econômico e humano e da influência do uso de anticoncepcionais), enquanto que os países subdesenvolvidos tendem a apresentar uma alta taxa de natalidade e fecundidade.

7-b)  Outros indicadores que podem evidenciar as diferenças sociais entre os países são o índice de educação, a taxa de mortalidade infantil, a expectativa de vida, entre outros.

  (Obs.: note que aqui eu também coloquei mais de um indicador!)

8) A taxa de mortalidade infantil de um país é diretamente ligada às suas condições socioeconômicas, pois ela garante a qualidade de vida das crianças e a os recursos para sua sobrevivência, como a disponibilidade de alimento, água, moradia, educação e etc.

9) O motivo da esperança de vida média ao nascer ter aumentado em muitos países do mundo pode se dar ao fato de muitos avanços relacionados ao direito da criança ter ocorrido, além de outros fatores como o avanço da medicina e difusão do problema da mortalidade infantil na mídia, que moveu países e ONG's a contornar o problema através de programas internacionais e políticas públicas.

***

Bom, isso foi o que entendi das questões e as respostas que dei são as que eu creio estarem certas! Perdão se em algum momento eu escrevi demais ou se acabei escrevendo de forma complicada.

Espero que tenha te ajudado de alguma forma! Bons estudos!!! =D


Rodriguessjulia07: Obrigada!!
zoobju: Por nada! ;)
Perguntas similares