4) Sobre A Era Vargas, assinale a alternativa CORRETA
3 pontos
A) A Era Vargas foi marcada por um respeito aos princípios democráticos, em toda sua duração, amparado na constituição de 1934, que foi inspirada na constituição dos EUA.
B) Nessa fase assistimos ao abandono definitivo da política de proteção ao café, uma vez que uma das primeiras medidas tomadas foi a queima dos estoques federais, a extinção dos velhos cafezais e um rígido controle sob as novas plantações, visando proteger o poder dos cafeicultores.
C) A política econômica de Vargas buscou a superação do modelo agroexportador, incentivando as atividades industriais, dando linhas de crédito para novos empreendimentos
D) Getúlio Vargas assume o governo provisório do Brasil, após a revolução de 30, uma de suas primeiras medidas econômicas foi privatizar empresas estatais, para adquirir recursos e industrializar o país.
Respostas
Resposta:
a letra A
Explicação:
Governo constitucional e a radicalização da política
O governo constitucional de Getúlio Vargas foi iniciado em meio ao clima de grande expectativa a respeito da democratização da nação. Essa expectativa era resultado da promulgação da Constituição de 1934, considerada, em partes, bastante avançada. A expectativa com o futuro do país acontecia principalmente porque essa Constituição criava prerrogativas que limitavam o poder do Executivo.
Vargas havia sido eleito em eleição indireta para um mandato de quatro anos, que, portanto, teria fim em 1938. Diferentemente do que se esperava em 1934, a sociedade brasileira caminhou para a radicalização. Isso refletia a tendência mundial em que as democracias representativas e liberais estavam em franca decadência e regimes autoritários surgiam por todo lado.
Além disso, o presidente Vargas em seu projeto de poder também tinha intenções de radicalizar a forma que governava o país. Esse período da era varguista foi marcado por ações que caminhavam no sentido de aumentar os poderes presidenciais. Getúlio Vargas atuou na montagem do Estado Novo.