Ideias sobre contexto social, cultural e político da Era Vargas.
e compara entre as ações do Getulio Vargas e suas definições de Arendt (opicional)
PORFAVOR AJUDA TENHO 4 HORAS!!
Respostas
Resposta:
Era Vargas foi um período iniciado em 1930, logo após a Revolução de 1930, e finalizado em 1945 com a deposição de Getúlio Vargas. Nesse período da história brasileira, o poder esteve centralizado em Getúlio Vargas, que assumiu como presidente do Brasil após o movimento que depôs Washington Luís da presidência.Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país. A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país).
centralização do poder → ao longo de seus quinze anos no poder, vargas tomou medidas para enfraquecer o legislativo e reforçar os poderes do executivo. essa característica ficou evidente durante o estado novo.
política trabalhista → vargas atuou de maneira consistente no sentido de ampliar os benefícios trabalhistas. para isso, criou o ministério do trabalho e concedeu direitos aos trabalhadores. era uma forma de reforçar seu poder aproximando-se das massa
Propaganda Política → O uso da propaganda como forma de ressaltar as qualidades de seu governo foi uma marca forte de Vargas e que também ficou evidente durante o Estado Novo a partir do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP.)
Explicação:
espero ter ajudado