URGENTEEEE
Sobre a petição inicial, marque V ou F.
( ) A petição inicial é um tipo de requerimento simples judicial.
( ) A petição inicial é um tipo de requerimento complexo judicial.
( ) A petição inicial é um documento que serve para dar abertura a um processo na justiça.
( ) A petição inicial é um texto em que o pe- ticionário deve apresentar todos os fatos de forma articulada o suficiente para convencer o juiz da causa a aceitar o pedido
Respostas
Resposta:
A petição inicial é um texto em que o peticionário deve apresentar todos os fatos de forma articulada o suficiente para convencer o juiz da causa a aceitar o pedido
Explicação:
Todo o processo começa com uma petição inicial. Ela, portanto, é o documento mais importante de toda a disputa judicial, pois é nela que os fatos são apresentados para o juiz.
Ela deverá indicar, além dos fatos e fundamentos jurídicos do pedido, o Juiz ou Tribunal a que se dirige o Autor; os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu; requerer a prestação jurisdicional, detalhando o pedido e declinar o valor da causa; e, por fim, deve requerer a citação do réu para que, não apresentando defesa, ocorram os efeitos da revelia. Acompanhada dos anexos, além da dos documentos pessoais do autor (como é chamado quem inicia o processo), como a procuração do advogado e demais documentos que prova as razões do pedido na peça inicial. Elá dá abertura no processo. Tão logo é protocolada, é liberada numero processo.
O CPC, em seu art. 2o, afirma que "nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte a requerer nos casos as formas legais", tornando a petição inicial no único instrumento válido para a atuação estatal nos litígios instaurados nas relações interpessoais.