Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Weber fala sobre:
A importância da religião para o mundo.
A importância do capitalismo para a religião.
Sobre a importância da religião para o fim do sofrimento humano na sociedade capitalista.
Sobre a mudança social da cultura ocidental.
Sobre a mudança dos rituais de interação social entre a igreja católica e a protestante.
Respostas
Resposta:
Em ocasião dos cem anos da morte de Max Weber, Carlos Sell apresenta uma leitura detalhada da mais popular obra do autor alemão, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Sell aborda os aspectos metodológicos e substantivos em conexão com debates contemporâneos das ciências sociais.
Explicação:
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, ao descrever as origens do capitalismo como o resultado da ética protestante do trabalho, id est, a combinação de trabalho duro e atividade econômica metódica (WEBER, 1999, p. 112), retrata uma imagem idealizada do burguês (WEBER, 1958a, pp. 302-321).
A descrição destas idiossincrasias de Weber feita por Gerth e Wright Mills parece retratar uma aceitação resignada da civilização burguesa, não como desejável, mas como inevitável (GERTH, MILLS, 1958, pp. 4-43). No entanto, em alguns de seus textos, que parecem ter tido considerável impacto no pensamento do século vinte, é evidente uma crítica perspicaz, pessimista e radical dos paradoxos da racionalidade capitalista.