• Matéria: Sociologia
  • Autor: iryssaggiorop
  • Perguntado 4 anos atrás

A questão social insere-se num contexto de amplo empobrecimento dos trabalhadores através da consolidação e da expansão do Capitalismo, principalmente nos idos do século XIX. Assim, a questão social, enquanto parte constitutiva das relações capitalistas, é apreendida como a expressão ampliada das desigualdades sociais. Nesse sentido, a questão social expressa Escolha uma opção: a. o fruto de uma exploração do trabalho que se inicia nas antigas civilizações. b. as reflexões sobre problemas gerados pela desigualdade de renda que não se relacionam à ideia de produtividade do sistema econômico. c. a articulação à noção de produção coletiva do trabalho e apropriação privada do fruto do trabalho coletivo por apenas uma parte da sociedade. d. o corpo teórico-metodológico que utiliza como instrumentos o saber produzido pelas Ciências Humanas e Sociais. e. os direitos que objetivam garantir aos indivíduos as condições materiais dignas para o exercício de uma vida com qualidade.

Respostas

respondido por: mcavestrocorreia
0

Resposta:

a. o fruto de uma exploração do trabalho que se inicia nas antigas civilizações.

Explicação:

A “questão social” expressa, portanto, desigualdades econômicas, políticas e culturais que as classes sociais, mediatizadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização.

A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p. 77): ... É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.

A luta por melhores condições de trabalho forja uma nova consciência na sociedade. Surge a questão social. ... Todo esse quadro de desigualdade social tinha como pano de fundo um trabalho manual desprezado pelas elites, como herança do sistema de produção escravagista, que deitara raízes profundas no inconsciente coletivo.

respondido por: polinhalealdelp8dynr
0

Resposta:

C.

a articulação à noção de produção coletiva do trabalho e apropriação privada do fruto do trabalho coletivo por apenas uma parte da sociedade.

Explicação:

Será exatamente esta exploração do trabalho e a apropriação privada do que foi produzido que irá gerar as desigualdades que fazem parte do cerne da questão social.

Perguntas similares