Dois sócios de uma empresa do ramo de confecções, com 50% da empresa cada um, resolveram buscar, através da arbitragem, a solução para um conflito de gestão.
Os sócios, que são irmãos, não estavam conseguindo se entender no que dizia a respeito à expansão da empresa, com o início das vendas também para o atacado e não apenas para o consumidor final.
Você foi nomeado árbitro para resolver a situação. Qual decisão você tomaria para que a empresa não perdesse os lucros ao vender para o atacado?
Respostas
Resposta:
Na arbitragem, o árbitro pode demonstrar o seu juízo de valor e, por isso, para que a empresa não perca os lucros ao iniciar a venda para o setor atacadista, a solução encontrada foi indenizar e excluir o sócio A da sociedade para que se pudesse expandir e buscar mais lucros.
Explicação:
Há inúmeras solucões para este conflito de gestão, sendo duas decisões possíveis: a mediação, buscando o acordo amigável, ou a dissolução societária.
Para encontrar a resposta, precisamos de conhecimento prévio em arbitragem, resolução de conflito e direito societário.
A importância da arbitragem
A arbitragem é uma das maneira mais inteligentes encontradas pelas empresas para resolver os problemas, tendo em vista a celeridade (que impacta nas atividades) e a qualidade da decisão (já que o árbitro é um especialista na área que julga).
No entanto, não se pode descartar a hipótese de mediação, que, neste caso de empresa familiar (sócios serem irmãos), pode ser ainda mais adequado e eficiente do que a arbitragem, devido aos elementos subjetivos.
A dissolução societária
Porém, se o impasse não for resolvido pela mediação e o fim da sociedade se tornar inevitável, para garantir a lucratividade da empresa, a melhor hipótese será a dissolução societária.
Continue estudando sobre arbitragem em:
https://brainly.com.br/tarefa/37131160