Apresente as diferenças entre cartografia sistemática e cartografia
temática
2 - De acordo com o texto, o que é o método coroplético?
3- Em qual situação utilizamos a representação por linhas em um mapa?
4- Em qual caso a representação por pontos é indicada para ser usada em um
mapa?
5 - Em
Em quais casos devemos usar a representação por polígonos na
construção de um mapa?
Respostas
1)
A cartografia sistemática é a ciência responsável pela representação genérica da superfície tridimensional da Terra no plano e a cartografia temática tem como preocupação básica a elaboração e o uso dos mapeamentos temáticos, abrangendo a coleta, a análise, a interpretação e a representação das informações.
2)
Método de representação pontual que utiliza símbolos proporcionais e pontos para representar a população urbana e rural.
3)
Linhas horizontais e verticais: elas são imaginárias e servem para localizar com exatidão um determinado ponto na superfície do planeta. Formam as chamadas coordenadas geográficas. As linhas verticais, que no globo estão no sentido norte-sul, são chamadas meridianos.
4)
Os símbolos pontuais costumam ser empregados quando a superfície dos objetos a serem destacados possui dimensões desprezíveis em relação à área total representada. Por exemplo: um ponto de ônibus em uma cidade inteira ou uma cidade no mapa-múndi. Eles possuem a vantagem de representar a localização exata dos pontos indicados.
5)
Os símbolos zonais, como polígonos, são utilizados para representar áreas inteiras ao longo de um mapa, como a extensão de um campo agrícola ou o espaço urbano na área de um município.