Respostas
Resposta:
A Revolução Islâmica de 1979 provocou abalos sísmicos no Irã, principalmente para as mulheres. Em pouco tempo, a forma com que elas se vestiam e usavam o cabelo até então passou a ser questionada.
O véu muçulmano tinha sido banido pelo antigo xá, Reza Shah Pahlavi, nos anos 1930 - e a polícia tinha ordens de remover os lenços à força.
Mas, no início dos anos 1980, as novas autoridades muçulmanas impuseram um código de vestimenta obrigatório que determinava o uso do hijab (véu islâmico) por todas as mulheres.
A antiga 'cidade de anões' do Irã em que os moradores mediam 1 metro
O país em que pássaros adivinham sua sorte
Clique para assinar o canal da BBC News Brasil no YouTube
Abaixo algumas imagens que mostram como era a vida das mulheres iranianas no passado e as mudanças ocorrridas após a instauração do regime teocrático.
Antes da revolução
Estudando na Universidade de Teerã em 1977: Enquanto muitas mulheres estavam no ensino superior na época da revolução, os anos subsequentes viram um aumento no número de mulheres nas universidades. Isso ocorreu em parte porque as autoridades conseguiram convencer famílias religiosas de áreas rurais a permitir que suas filhas estudassem longe de casa.