Respostas
Questão 1:
1. Para respondermos, temos que lembrar que sempre que vemos a expressão f(x), nós podemos chamá-la de y. A partir disso, quando vemos f(2), isso quer dizer que vamos substituir todos os "X" na nossa função por 2. O mesmo para f(6), vamos substituir todos os "X" por 6. E assim por diante.
2. Assim, vamos primeiro achar o f(2), ou seja, vamos substituir o valor de X por 2:
f(2) = log
y = log
y = log
Pela regra do "tapa" e lembrando da teoria de log, temos que:
y = log
= 4
y = 2
Lembrando que nós chamamos f(2) de Y, ou seja, f(2) = 2.
3. Agora, repetiremos esse mesmo processo para o f(6), o qual chamarei de Z. Nesse caso, vamos substituir o "X" da função por 6:
f(x) = log
f(6) = log
z = log
Para continuarmos, não dá para aplicar a definição de log, pois ficará = 8 e não há resultado para essa função. Dessa forma, temos que lembrar da propriedade de soma de log, a qual diz que:
log + log = log
Ou seja, podemos escrever uma função logarítmica de mesma base no formato de multiplicação ou de adição. Nós precisamos achar dois números que multiplicados (a.b) que resultará em 8, que é o nosso logaritmando na função z = log. Esses dois números pode ser 4 e 2. Assim, reescreveremos nossa função:
z = log
z = log + log
Vimos na etapa 1, que log = 2. Também devemos nos recordar que todo log que possui base e logaritmando iguais, são iguais a 1. Logo:
z = log + log
z = 2 + 1
z = 3
Lembrando que chamamos f(6) = z, logo, f(6) = 3.
------------------
Questão 2:
Alternativa A
1. Domínio são todos os valores que o nosso X pode assumir. Quando pensamos em uma função logarítmica, temos que:
y = log
Em que:
x = domínio
y = imagem
a = base
Nesse caso, temos algumas condições de existência, e elas são:
- a > 0
- a ≠ 1
- x > 0
Esses são os três critérios de existência para uma função logarítmica. Como nós queremos achar o domínio e, portanto, o X, vamos nos ater à condição que o X deve respeitar, o qual é ser maior do que zero.
2. Voltando para a nossa função da alternativa A (y = log), é possível perceber o nosso domínio é a expressão x+1. Logo:
x+1 > 0
x > -1
3. Assim, nosso domínio são todos os valores maiores do que -1:
D: )-1; +∞)
Alternativa B
1. Agora faremos o mesmo processo para a função da alternativa B: y = log
2. Lembrando que o nosso domínio refere-se ao logartimando e que, neste caso, o logaritmando é e que sua condição de existência é ser maior do que zero, temos que:
> 0
x > 0
3. Então esse é o nosso domínio, são todos os valores maiores do que 0:
D: )0; +∞)
----------------
Questão 3:
1. Para acharmos o gráfico de uma função, nós precisamos achar o domínio e a imagem dessa função. Domínio nós já vimos que são todos os valores que o X pode assumir. Já a imagem são todos os valores que Y pode assumir.
2. Assim, primeiro vamos encontrar nosso domínio da função y = log. Como nesse caso o logaritmando é uma incógnita, vamos apenas reforçar que:
x > 0
D: )0; +∞)
3. Agora, temos que avaliar se nossa função é crescente ou decrescente. Para isso, basta analisar a base. Se a base (a) for maior do que zero, então a função é crescente. Se a base estiver entre zero e 1 (lembrando que ela nunca pode ser negativa), então a nossa função é decrescente.
No caso da alternativa, a nossa base (a) é 10, logo, é maior do zero, ou seja, nossa função será crescente.
4. Por fim, para montarmos um gráfico, precisamos encontrar um ponto em que a função passará sobre o eixo X. Para que isso aconteça, o nosso Y deve ser igual a 0. Então vamos substituir esse dado na nossa função:
y = log
0 = log
= x
x = 1
Logo, temos um ponto coordenado da nossa função: (0, 1)
5. Agora sim será possível desenhar o gráfico, inserindo todos os conceitos que vimos anteriormente:
- Nossa função é crescente, pois a base (a) é maior do que zero
- Ela tem como domínio todos os números maiores do que zero
- Um ponto da nossa função é (0, 1)
6. Pela imagem é possível perceber uma função crescente, com domínios maiores do que zero (veja que ela contempla apenas as partes positivas do eixo X) e que possui como um dos pontos (0,1).
- Para compreender melhor os conceitos de função logarítmica, confira esta resolução: https://brainly.com.br/tarefa/3090255