O diagnóstico de áreas contaminadas é um procedimento necessário para definir as medidas mais adequadas para a remediação. Entre as técnicas de diagnóstico, estão as geofísicas, podendo ser citado o Método Eletromagnético Indutivo (EM). Esse método determina a condutividade elétrica dos materiais em subsuperfície, obtendo-se mapas de condutividade aparente (mS/m) para diferentes profundidades. Em uma perícia realizada em uma região industrial com suspeitas de contaminação recente da água subterrânea por hidrocarbonetos derivados de petróleo, na qual se aplicou a técnica EM, obteve-se a pluma de contaminação em zona saturada em uma profundidade de 15 m, como se observa na figura.
enadeciendoam.pngMOREIRA C.A.; DOURADO, J.C. Análise de contaminantes de fase líquida não-aquosa (NAPLs) por aplicação do método eletromagnético indutivo (EM). Revista Brasileira de Geofísica, v. 3, n. 23, p. 213-220, 2005 (com adaptações).
Com base na situação apresentada, responda às seguintes questões:
a) Qual(is) a(s) direção(ões) de movimentação da pluma de contaminação? Justifique a resposta.
b) Considerando as curvas de nível indicadas na figura e o ponto de origem da pluma, qual a responsabilidade das empresas pelo evento de contaminação? Justifique a resposta.
jotaafp7k7l2:
a questão B?
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
A Pluma irá se deslocar conforme as cotas e as curvas piezométricas decrescem, ou seja, na direção Sudoeste/oeste.
Explicação:
respondido por:
5
Resposta:
R: A pluma irá se deslocar em direção ao sudoeste/oeste, acompanhando o decréscimo das cotas das curvas piezométricas.
B) Nenhuma das empresas possui responsabilidade pela contaminação, visto que: o ponto de origem da pluma encontra‐se fora da área de ocupação das indústrias; e que as mesmas estão situadas a jusante deste ponto de maior concentração.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás