• Matéria: História
  • Autor: precisodeajuda198841
  • Perguntado 4 anos atrás

a partir dos dados abaixo construa uma definição para o termo idade moderna

Anexos:

Respostas

respondido por: Slifis
0

Resposta:

Explicação:

No período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, a burguesia enriquecia enquanto os senhores feudais tinham seus poderes reduzidos. Por conta das cidades que se tornavam independentes e os servos que abandonavam as terras em busca de novas oportunidades oferecidas pela vida urbana.

O desenvolvimento do comércio monetário e as revoltas populares a partir do século X1 foram algumas causas responsáveis por provocar mudanças às quais a autoridade do senhor feudal não foi capaz de se adaptar, resultando em uma crise no sistema feudal.

Por conta da necessidade da garantia da segurança dos comércios e dos territórios, bem como a facilidade das transações financeiras e comerciais, a burguesia se aproximou dos reis. Essa aliança possibilitou a crianção dos Estados Modernos e ajudou a fortalecer as monarquias no poder.

O rei se interessava com o fortalecimento da burguesia de seu Estado, já que ela era uma fonte de riqueza e rendimentos. Aos burgueses, havia vantagem dos privilégios, como o monopólio e os empréstimos que apenas o rei poderia lhes dar. E com o financiamento da burguesia, o rei conseguiu formar um exército forte o suficiente para impor autoridade sobre os senhores feudais.

A reforma foi um movimento religioso que aconteceu no século XV1 e fez parte do processo de transição entro a Idade Média e a idade Moderna. Uma de suas causas estão as críticas feitas ao clero, que vivia em uma vida de ostentação por conta da riqueza material que possuíam. Porém, as consequências repercutiram mudanças sociais, políticase econômicas.

Na época a igreja católica exerceu um grande poder durante toda a Idade Média, tendo controle sobre praticamente todos os ramos da sociedade, cabia a ela decidir segundo os dogmas da doutrina o que era legalmente aceito como conduta certa para a sociedade europeia medieval. Tendo assim um grande poder e um grande acúmulo de riquezas.

A igreja era proprietária de um terçodas terras europeias, e possuía por conta da simonia mais de uma fonte de renda, trazendo assim o aumento da sua riqueza e poder. Porém com o tempo se estabeleceu um sistema corrupção dentro da própria igreja.

Em resumo a reforma católica foi um movimento que tinha como o objetivo reformar a própria igreja e dar uma resposta aos protestantes.

O Renascimento foi uma grande mudança na forma de se ver e sentir o mundo e a fé. Durante a Idade Média as respostas das as doenças eram baseadas nós dogmas da igreja católica.

Uma coisa que caminhava ao lado do renascimento era o humanismo (a concepção que não colocava mais Deus como centro do mundo e das ações, e sim o ser humano).

Com todo esse novo período novo do renascentismo ouve uma aproximação das pessoas mais enriquecidas com as artes. Também foi nesse período que a arte realmente se conectou ao comércio. Tornando assim uma grande prática de comercializar a arte enquanto produto precioso e único, e as pessoas de todas as camadas socias, como nobres, reis, clero, e principalmente a burguesia, começaram a se envolver na comercialização de objetos artísticos.

Os patrocinadores dessas artes eram chamados de mecenas e eram conhecidos e respeitados na sociedade.

Desculpa a explicação muito grande


precisodeajuda198841: obrigado pela otima resposta
precisodeajuda198841: so so que o prazo ta atividade ja expirou, mas te agradeco pela resposta
Slifis: entendo, espero que você tenha conseguido enviar a atividade
Slifis: e de nada !
Perguntas similares