Paula é uma jovem de 21 anos que passa grande parte dos seus dias afundada numa poltrona com o olhar fixo e vazio voltado para o chão. Seu rosto está inexpressivo, ela está mal arrumada e despenteada e raramente se move ou fala. Paula sente dificuldade de conciliar sono à noite e geralmente acorda por volta das 3h da madrugada e não consegue voltar a dormir. Ela não se interessa por comer e perdeu cerca de 6kg nos últimos três meses.
O diagnóstico sugerido para essa descrição clínica é:
a) Transtorno bipolar em fase depressiva.
b) Esquizofrenia.
c) Estresse na fase de exaustão.
d) Depressão maior.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: Letra A
Explicação:
Esquizofrenia: Embora Paula apresente um dos sintomas de esquizofrenia, a catatonia, ela não apresenta nenhum outro sintoma correspondente, como discurso confuso, delírios e alucinações.
Estresse na fase de exaustão: Em razão do tempo em que esses sintomas perduram, três meses, fica claro que não pode ser apenas um episódio de estresse.
Depressão maior: O subtipo correto seria a depressão catatônica, a qual é comum apresentar-se durante a fase depressiva do Transtorno Bipolar do tipo I, sendo necessário o uso de fármacos ou em casos graves, de terapia eletroconvulsiva*
* Há disputas quanto à prática, uma vez que é agressiva e traz diversos efeitos colaterais.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás