• Matéria: História
  • Autor: isah777
  • Perguntado 4 anos atrás

Texto 1

Devemos ter em mente que até o século XVIII a produção, quer fosse de velas ou de tecidos, de lã ou de seda, enfim, a produção mercantil organizada dependia de uma concessão do monarca, dos "favores do rei", que desta forma determinava quem iria produzir o quê e qual a região a ser abastecida por aquele produtor.

STEWART JR. Donald. O que é Liberalismo. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1995, p. 19.

Texto 2

Portanto, já que cada indivíduo procura, na medida do possível, empregar seu capital em fomentar a atividade nacional e dirigir de tal maneira essa atividade que seu produto tenha o máximo valor possível, cada indivíduo necessariamente se esforça por aumentar ao máximo possível a renda anual da sociedade.

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 438.



Sobre os temas mercantilismo e liberalismo econômico, é correto afirmar que:



ViVid: alguém sabe a resposta?
isadorabenedettialun: acho q e a d)
ViVid: obg anjo<3

Respostas

respondido por: acvanzela1
8

Resposta:

A teoria do liberalismo econômico surgiu no contexto do fim do mercantilismo, período em que era necessário estabelecer novos paradigmas, já que o capitalismo estava se firmando cada vez mais. A ideia central do liberalismo econômico é a defesa da emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma, ou seja, a eliminação de interferências provenientes de qualquer meio na economia.

Tal teoria surgiu no final do século XVIII, tendo em François Quesnay um dos seus principais teóricos. Quesnay afirmava que a verdadeira atividade produtiva estava inserida na agricultura. Outro pensador que contribuiu para o desenvolvimento da teoria do liberalismo econômico foi Vincent de Gournay, o qual dizia que as atividades comerciais e industriais deveriam usufruir de liberdade, para assim se desenvolverem e alcançarem a acumulação de capitais.

No entanto, o principal teórico e pai da teoria do liberalismo econômico foi Adam Smith. O economista escocês confrontou as ideias de Quesnay e Gournay, afirmando em seu livro “A Riqueza das Nações” as principais ideias do liberalismo econômico: a prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas através da atividade rural e nem comercial, mas sim através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor.

Para Smith, não eram necessárias intervenções na economia, visto que o próprio mercado dispunha de mecanismos próprios de regulação da mesma: a chamada “mão invisível”, que seria responsável por trazer benefícios para toda a sociedade, além de promover a evolução generalizada. Os liberalistas defendem a livre concorrência e a lei da oferta e da procura. Estes teóricos foram os primeiros a tratar a economia como ciência.

Explicação:


ViVid: ?? qual é a reposta
analuuslaa: é a A
analuuslaa: pelo o q eu entendi
analuuslaa: se for o simulado
alanisassis7: a?
alanisassis7: finge que n estamos colando o simulado
respondido por: actperini
2

Resposta:

Gnt olha eu nn sei mais chuto a D..

Explicação:


analuuslaa: é a A
foquinhaterrorista: ??
foquinhaterrorista: é A ou D?
camilasiva47: qual é???
gimota2208: mdss qual é??
arthuroliveira79: É a A
Perguntas similares