• Matéria: História
  • Autor: brothermanzpro
  • Perguntado 4 anos atrás

A Reforma ganhou força nos âmbitos econômico e político porque a Igreja incomodou a nobreza: [...] tinham que pagar tributos que eram controlados pelo papa. A classe burguesa, por sua vez, também apoiava o movimento, pois ele defendia as ideias de prosperidade e acúmulo de capital, fatores importantes naquele período, marcado pela transição do feudalismo para o período mercantil.

No contexto das mudanças religiosas ocorridas na Europa a partir do século XVI, fica evidente que

A
interesses políticos e econômicos presentes na disputa entre nobreza e Igreja foram fatores importantes para a Reforma religiosa.

B
fatores religiosos se sobrepuseram às questões políticas e se tornaram as causas mais importantes para a Reforma protestante.

C
as mudanças no interior da Igreja ocorreram sob os cuidados do clero que se dispôs à passagem de um Estado religioso para um secular.

D
disputas políticas pelo governo dentro da própria Igreja foi fator determinante para o surgimento de um novo grupo político reformista.


Frash721: Ismael ta vendo em hahahah
nicollymachado27: pov:prova anglo né

Respostas

respondido por: patriotasophia1
33

Resposta:

letra D

Explicação:

estudei para essa prova


isabelaeleuteriobert: é quallll?
mfsimaoc45: letra D ela acabou d
patriotasophia1: desculpa a demora, mas realmente e a letra D
respondido por: heloisagoncalves745
15

No contexto das mudanças religiosas ocorridas na Europa a partir do século XVI, fica evidente que disputas políticas pelo governo dentro da própria Igreja foi fator determinante para o surgimento de um novo grupo político reformista. Letra D.

O contexto histórico do continente europeu do século XVI era de instabilidade que consequente moldava a mentalidade da população que vinha sentindo uma forte submissão ao longo do tempo.

Os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais vinham sendo questionados e substituídos, pois os interesses da população mudavam conforme surgiam novas demandas.

A religião, especialmente os dogmas católicos estavam tendo sua credibilidade questionada conforme apareciam as alegações de Martinho Lutero e as fundamentações do Renascentismo, que pregava ser o homem o centro de todas as coisas, assim como a sociedade estava cansada do modelo de poder centralizado representado pelo Absolutismo.

Fique por dentro do assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/5847040

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares