Respostas
VERDADEIRO
A faringe é um órgão pertencente tanto ao sistema respiratório quanto ao sistema digestivo. Ela comunica o nariz e a boca à laringe e ao esôfago.
Sua localização no corpo humano é na região da garganta, com função de conduzir o ar até os outros órgãos do sistema respiratório, bem como conduzir os alimentos aos órgãos do sistema digestivo.
Em repouso, tem aproximadamente 15 centímetros. Quando contraída, tem cerca de 12 centímetros.
A função da faringe é de receber o ar que chega das cavidades nasais e passa pela laringe, indo até a traqueia. Embora o ar possa adentrar o organismo via nasal e bucal, em ambas as situações o ar passa pela faringe.
Quando o ar entra por vias nasais, passa primeiro pela faringe superior, em seguida pela média, indo para inferior e finalmente segue para a laringe.
Caso o ar entre pela boca, ele passará diretamente para a faringe média, depois pela inferior e pela laringe. O caminho que o ar percorrerá após sair da laringe será igual para os dois casos.
No caso dos alimentos, eles entrarão no tubo digestivo sempre pela via bucal e seguirão pela faringe média, descerão pelo esôfago e seguirão seu caminho no sistema digestivo.
Embora a faringe tenha pouca sensibilidade, ela exerce função no processo de deglutição. Os movimentos peristálticos da faringe são os responsáveis pela condução do bolo alimentar.
A presença da epiglote é o que confere a faringe essa bi funcionalidade. A epiglote está situada na parte inferior da laringe e superior da laringe e tem movimentos de abrir e fechar justamente para proteger tanto o sistema respiratório quanto o digestivo.
Durante a deglutição a epiglote bloqueia a entrada da laringe fazendo com que o alimento seja encaminhada para o esôfago, enquanto que durante a respiração a epiglote se abre e permite a passagem do ar pela laringe. Desajustes nesse sistema são causadores de engasgos.
Resposta:
Verdadeiro.
Explicação:
O sistema respiratório é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.