ME AJUDA RPDDDD
Devemos ter em mente que até o século XVIII a produção, quer fosse de velas ou de tecidos, de lã ou de seda, enfim, a produção mercantil organizada dependia de uma concessão do monarca, dos "favores do rei", que desta forma determinava quem iria produzir o quê e qual a região a ser abastecida por aquele produtor.
STEWART JR. Donald. O que é Liberalismo. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1995, p. 19.
Texto 2
Portanto, já que cada indivíduo procura, na medida do possível, empregar seu capital em fomentar a atividade nacional e dirigir de tal maneira essa atividade que seu produto tenha o máximo valor possível, cada indivíduo necessariamente se esforça por aumentar ao máximo possível a renda anual da sociedade.
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 438.
Sobre os temas mercantilismo e liberalismo econômico, é correto afirmar que:
A
No mercantilismo, a produção é limitada à indústria têxtil, enquanto no liberalismo econômico ela é ampliada a outros setores.
B
No mercantilismo, a iniciativa de produção é limitada pelo poder real, ação criticada pelo pensamento econômico liberal.
C
No liberalismo econômico, o poder do rei é considerado absoluto, enquanto no mercantilismo defende-se a liberdade de iniciativa e de mercado.
D
No liberalismo, a economia é controlada pelo Estado que orienta o investimento produtivo do indivíduo, oposto do mercantilismo que defende a intervenção do rei.
Respostas
Resposta:
letra B
Explicação:
O principal teórico e pai da teoria do liberalismo econômico foi Adam Smith. O economista escocês confrontou as ideias de Quesnay e Gournay, afirmando em seu livro “A Riqueza das Nações” as principais ideias do liberalismo econômico: a prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas através da atividade rural e nem comercial, mas sim através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor.
Para Smith, não eram necessárias intervenções na economia, visto que o próprio mercado dispunha de mecanismos próprios de regulação da mesma: a chamada “mão invisível”, que seria responsável por trazer benefícios para toda a sociedade, além de promover a evolução generalizada. Os liberalistas defendem a livre concorrência e a lei da oferta e da procura. Estes teóricos foram os primeiros a tratar a economia como ciência.
Resposta:
é a letra A
Explicação:
espero ter ajudado!