• Matéria: História
  • Autor: anacatarina78
  • Perguntado 4 anos atrás

Com base em sua interpretação do mapa descreva diferenças entre os império ateniense e persa

Respostas

respondido por: Anônimo
11

Resposta:

Com o fim da guerra, Atenas passou a praticar uma rígida hegemonia política sobre as demais cidades. A Confederação de Delos persistiu na alegação de que os persas poderiam voltar. Assim, continuaram com a arrecadação dos impostos para a guerra, mas esses recursos foram aplicados na reedificação de

O poder da cidade de Atenas, lentamente, transformou-se em uma inflexível política de dominação. As cidades que não faziam parte da confederação foram obrigadas a se tornar cidades-membros. As cidades que se negaram foram severamente punidas, como Naxos e Tassos.

A tentativa de separação dessas cidades mostrava a força que Atenas exercia sobre suas cidades aliadas. Esse poder era sentido amplamente, pois Atenas interferia em todos os embates existentes entre os membros da Confederação.

Os tribunais de Atenas tinham o poder de julgar todas as causas complexas, principalmente as comerciais, proibia que os membros da Confederação exportassem cereais, a não ser para o Porto do Pireu, e ordenou que os banqueiros só realizassem empréstimos aos comerciantes fiéis ao porto ateniense. Assim, a confederação criada por Aristides foi substituída por um imperialismo sufocante que determinou que tropas militares vigiassem rigidamente as cidades suspeitas de amotinação.

A democracia ateniense, interiormente, ainda não era plena, pois permaneceram os escravos e os metecos. Os metecos eram estrangeiros domiciliados em Atenas que, embora até certo ponto respeitados, não tinham direito a terra e nem à vida política e viviam em regime de servidão. Nesse contexto existiam cidadãos gregos reduzidos à mesma condição dos escravos e dos metecas pelos infortúnios da guerra.

Explicação:

ESPERO QUE ESTEJA CORRETO :)

BONS ESTUDOS!!!


annaloka2: obrigada!!!!
Perguntas similares