• Matéria: Sociologia
  • Autor: nukknukk
  • Perguntado 4 anos atrás

1)
O século XIX no Brasil é um importante período para compreensão da estrutura econômica e política e também marca mudanças importantes na relação com a modernidade. Sobre o contexto, analise as afirmativas:

I - Foi na Bahia, em janeiro de 1808, que D.João decretou a Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas. Na prática, foi o fim do Pacto Colonial, base do Sistema Mercantil, e resposta às pressões e necessidades inglesas.

II - Inglaterra e Portugal formaram uma aliança de independência do Brasil em 1822. Isso permitiu que Portugal derrotasse a França e Napoleão no contexto da guerra dos 100 anos e garantisse a exploração colonial mercantilista portuguesa no Brasil.

III - A Inglaterra, com o bloqueio continental napoleônico, necessitava garantir mercados consumidores à crescente produção industrial e, por outro lado, os prováveis 13 mil acompanhantes (existem autores que trabalham com números superiores a 15 mil) do "império fujão" transportaram para a nova sede do reino metade de todo dinheiro circulante no reino quando da fuga.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
II e III, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
III, apenas.

e)
I, II e III.



2)
Marque "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso, sobre os elementos históricos que marcam a passagem para a modernidade e também condicionaram historicamente a dominação do Brasil:

( ) A queda do antigo regime e a passagem do feudalismo para o capitalismo.

( ) A busca econômica no mercantilismo e a exploração colonial.

( ) A queda do Império romano do Ocidente e o advento da democracia grega.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
V - V - V.

b)
V - V - F.

c)
V - F - F.

d)
F - F - V.

e)
F - F - F.



3)
Sobre o modo de produção feudal e as características dessa forma de sociedade que se consolidou na Europa e marca a Idade Média, analise as afirmativas:

I - Com pesados impostos, moedas locais e inexistência de sistema métrico, o desenvolvimento mercantil era dificultado, obrigando e limitando os burgueses a essa estrutura.

II - Os burgueses não tinham outra opção senão a de unirem-se aos reis, na medida em que o comércio se estabelecia e se intensificava.

III - Ocorre a origem das Monarquias Nacionais (ou Estado Moderno) capazes de centralizarem, além da administração, a moeda, os impostos, as leis e os exércitos.

IV - Uma das importantes características do feudalismo era a pulverização do poder político, com feudos autônomos e governados livremente por seus senhores.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, II e III, apenas.

b)
II, III e IV, apenas.

c)
II e IV, apenas.

d)
I, III e IV, apenas.

e)
I, II, III e IV.



4)
A expansão marítima permitiu a consolidação de um modelo na história que ficou conhecido como mercantilismo. Sobre o mercantilismo, analise as afirmativas a seguir atribuindo "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:

( ) Marca um intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais relativamente rígidas.

( ) Metalismo ou bulionismo, isto é, crença de que a acumulação de metais preciosos era a única forma de enriquecimento dos Estados.

( ) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
V - V - V.

b)
V - V - F.

c)
V - F - F.

d)
F - F - V.

e)
F - F - F.



5)
Analise as afirmativas em "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso sobre, as características históricas da formação social, econômica e política do Brasil:

( ) A forma do Brasil Moderno nasceu após 1930, com a chamada Revolução de 30. Neste contexto imagético pouco símbolos são tão fortes quanto a Imagem de "Pai dos Pobres" e salvador da Pátria de Getulio Vargas, afinal foi a Revolução de 30 que produziu a quebra dos padrões dominantes até então.

( ) O império (1822/1889) manteve as bases estruturais do Brasil Colonial (1534/1822) pautada pelo latifúndio e voltada para o mercado externo.

( ) O capitalismo brasileiro sempre comandou as economias europeias. Foi o Brasil colonial que sustentou a maioria dos países capitalistas e por esse motivo os imigrantes estabeleceram no Brasil o regime de colonato.

( ) Após 1930 houve a fundação das bases nacionalistas e industriais com reflexos nos dias atuais e foi com Vargas que o país conheceu um modelo centralizador de unidade nacional.

Assinale a alternativa com a sequencia CORRETA:

Alternativas:

a)
V - V - V - V.

b)
V - F - V - F.

c)
V - V - F - V.

d)
F - F - V - V.

e)
F - F - F - F.​

Respostas

respondido por: brunaraffaele09
1

Resposta:

1- a resposta correta é B

respondido por: 975luciana
4

Resposta:

1) letra c) I e III, apenas

2) letra b) V V F

3) letra e) I,II,III e IV

4) letra a) V V V

5) letra c) V V F V

Explicação:


soniasilvaoliveira: certíssimo
rafaelamoraiis9298: todas corretas 1)c 2)b 3)e 4)a 5)c
Perguntas similares