me ajudem por favor
Trânsito exige cuidado
A imprudência dos motoristas responde pelo maior número de desastres nas estradas, mesmo nas vias em bom estado de conservação
[...]
Por ser a forma de ir e vir mais utilizada pela maioria dos brasileiros, o modal rodoviário responde pela quase totalidade dos acidentes, que roubam vidas, deixam sequelas e incapacitam para o trabalho. Em 2017, o ano mais recente com dados disponíveis, morreram mais de 35 mil pessoas nas vias – 50,2% entre adultos e jovens (15 a 39 anos).
[...]
Aliadas às humanas, as causas relacionadas à infraestrutura formam o cenário perfeito para tornar as vias a segunda causa de morte no país (entre as causas externas). A imprudência dos motoristas responde pelo maior número de desastres nas estradas, mesmo nas vias em bom estado de conservação.
O comportamento irresponsável sobretudo de jovens e adultos de 20 a 29 anos transforma as estradas em palco de tragédias. Além da alta velocidade e das manobras perigosas [...], especialistas apontam outros fatores que põem em risco a vida de condutores e passageiros.
Um deles é a falta de manutenção dos veículos. Poucos proprietários se preocupam em submeter o carro à indispensável revisão. [...]
Outro é a imprudência dos condutores. O consumo de álcool e de drogas ilícitas compromete os reflexos e a necessária atenção. [...] O uso do celular com o carro em movimento é outro assassino: quadruplica o risco de colisões e atropelamentos.
É claro que quem sai de casa [...] quer ir e voltar. Precisa estar ciente da responsabilidade tanto consigo mesmo quanto com os que tomam a estrada com o mesmo propósito ou com outro. Espera-se que encontre fiscalização eficaz apta a interromper a marcha dos insensatos que transformam o volante em arma.
primera pergunta:
1) O trecho que traz a opinião do jornal sobre o assunto tratado é:
A) "O consumo de álcool e de drogas ilícitas compromete os reflexos e a necessária atenção".
B) "Em 2017, o ano mais recente com dados disponíveis, morreram mais de 35 mil pessoas nas vias [...]".
C) "O uso do celular com o carro em movimento é outro assassino: quadruplica o risco de colisões e atropelamentos".
D)"Espera-se que encontre fiscalização eficaz apta a interromper a marcha dos insensatos que transformam o volante em arma".
E) "Além da alta velocidade e das manobras perigosas [...], especialistas apontam outros fatores que põem em risco a vida de condutores e passageiros".
segunda pergunta=
2) A tese desse editorial é:
A) Os jovens de 20 a 29 anos são irresponsáveis no trânsito.
B) Os proprietários não fazem revisões periódicas em seus veículos.
C) A imprudência de motoristas é a maior causa de acidentes nas estradas.
D) O governo deve investir na conservação das estradas para evitar acidentes.
E) Os modais de transporte precisam ser diversificados para tirar o foco do modal rodoviário.
Respostas
Resposta:
acredito que a primeira seja a D e a segunda a C
Explicação:
Pelo menos é isso que eu pus...
Sobre o texto acerca do trânsito e suas consequências, as respostas são: 1) D e 2) C.
A interpretação textual e imagética aparece em todos os momentos da vida humana, seja na necessidade de se entender uma fala, um texto escrito, uma notícia ou o que acontece no nosso redor.
Assim, para que a interpretação textual, como na questão retratada, seja realizada de forma eficiente, a pessoa que está lendo precisa entender o que foi escrito partindo de alguns elementos, como: o tema que está sendo apresentado, a tese do autor (o que ele afirma sobre o assunto), o contexto do texto (para quê o texto foi elaborado), o seu público-alvo, as afirmações levantadas pelo autor (se são lógicas ou não) e avaliar a conclusão perante o tema.
Link: brainly.com.br/tarefa/15403341