Leia o fragmento a seguir.
Ao opor as duas cidades, a cidade terrestre e a cidade de Deus, a Igreja fez com que o indivíduo deixasse de ter amor à sua pátria de um dia em
benefício da Jerusalém eterna.
L ROUGIER. O conflito entre o cristianismo
primitivo e a civilização antiga.
Uma decorrência dessa postura no contexto da antiguidade clássica foi:
A
A
O enfraquecimento do civismo que a cultura clássica tinha erigido em religião.
B
Abrir caminho para a disseminação da cultura helênica no Oriente.
С
O fim da experiência republicana romana, tornando inevitável o Império.
D
A substituição do culto à pátria pelo culto aos imperadores, cultuados como deuses.
E
O enfraquecimento dos bárbaros após a queda de Roma.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
A substituição do culto à pátria pelo culto aos imperadores, cultuados como deuses foi uma das decorrências do conflito entre o cristianismo e a civilização antiga. Logo, a alternativa D é a correta.
O culto à figura do imperador resultou em diversas perseguições aos cristãos que viviam sob o Império Romano. O sangue dos mártires foi o que fortaleceu o cristianismo e que o deu, ao fim de séculos, a posição vencedora neste embate com Roma.
Tal posição ocorreu quando cristianismo passou a ser tolerado com Constantino, que assinou o Edito de Milão e, depois, torna-se, em 380, a religião oficial do Império Romano, com Teodósio.
O Edito de Milão ocorreu em 313: Constantino sanciona a liberdade de culto e procurando conquistar o favor dos cristãos.
A partir de tais mudanças a Igreja, promovendo seus concílios, afastou as heresias e consolidou seu poder espiritual e político que viria a ditar a reflexão humana até hoje, com proeminência no período da Idade Média em que mentes privilegiadas, como São Tomás de Aquino, deram suas contribuições para o pensamento humano.