O II PND foi uma estratégia de financiamento com ajustes na estrutura de oferta de longo prazo. Em outras palavras, a estrutura produtiva brasileira seria alterada para, no longo prazo, reduzir a necessidade de importações e aumentar as exportações. Porém, até isso ser alcançado, seria necessário financiar o desequilíbrio externo. Sobre o II PND analise as afirmativas a baixo:
I) o objetivo do II PND era manter o crescimento econômico por volta de 10% ao ano e o crescimento industrial por volta de 12% ao ano.
II) o II PND transformou totalmente as prioridades da industrialização brasileira do período anterior, de um padrão baseado no crescimento do setor de bens de consumo duráveis com alta concentração de renda para o de crescimento baseado no setor produtor de meios de produção.
III) o II PND tinha a seguinte lógica: se as empresas estatais investissem e dessem incentivos ao setor de insumos, a demanda gerada estimularia o setor privado a investir no setor de bens de capital.
IV) o aumento da insatisfação ao Regime Militar fez com que o governo desistisse de conter a demanda e resolvesse, em 1974, lançar o II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND).
V) dois problemas surgiram para executar o PND: apoio político e financiamento do processo.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
Alternativas:
a)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b)
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c)
Somente a afirmativa II está correta.
d)
As afirmativas I, II, III, IV, e V estão corretas.
e)
Somente a afirmativa III está correta.
2)
A década de 1980 foi marcada por diversos problemas econômicos que caacterizaram o período como década perdida. O principal desafio era estabilizar a economia, já que a inflação chegara a mais de 80% ao mês. Assim, a meta principal dos governos era combater a inflação. Para isso, foram lançados três planos de estabilização, porém nenhum deles conseguiu obter o êxito esperado. Esses planos receberam os seguintes nomes:
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Collor, Real e Cruzeiro.

b)
Cruzeiro, Sarney e Cruzado.

c)
Bresser, Collor e FHC.

d)
Cruzado, Bresser e Verão.

e)
Cruzado, Vargas e Verão.

3)
O maior problema da economia brasileira na década de 1980 era a inflação, que, mesmo nos períodos menos prósperos da economia, com baixo crescimento, não se reduzia. A taxa de inflação chegou a 224% em 1984. Apesar do consenso sobre a necessidade de fazer a desindexação da economia, a forma de realizá-la não era consensual, mesmo assim houve algumas propostas, sendo elas:


Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo

( ) Pacto social: a corrente dos economistas do PMDB e da UNICAMP defendiam que a inflação era resultado de uma disputa entre os setores da sociedade por uma participação maior na renda nacional e, a cada momento em que se conseguia aumentar a renda, maior era a inflação.

( ) Choque ortodoxo: foi defendido por alguns economistas da FGV que afirmavam que a inflação no Brasil era igual a de qualquer outro lugar, sendo causada por excesso de moeda para financiar os gastos do governo.

( ) Choque heterodoxo: defendido por Francisco Lopes da PUC/Rio, tinha como principal solução o congelamento de preços.

( ) Reforma monetária: defendido por André Lara Resende e Pérsio Arida da PUC/ Rio, tinha como solução introduzir uma moeda indexada que circularia paralelamente à moeda oficial (cruzeiro, no caso).

Assinale a alternativa que indica e sequência correta de afirmativas (V) ou (F).

Alternativas:

a)
F, F, F, V

b)
F, F, F, F

c)
V, V, F, V

d)
V, V, V, V

e)
F, V, V, V

Respostas

respondido por: scyungs2
2

Resposta:

1 ) d ; I, II, III IV e V

2) d; Cruzado, Bresser e Verão

3) d; VVVVV

4) a; I, II, III, IV e V

5) C; Fundo Monetário Internacional

Explicação:

Perguntas similares