Leia o texto abaixo.
A ação humana sobre a superfície terrestre é dez vezes mais poderosa do que todos os rios e geleiras. Estima-se que a atividade humana transportou, durante toda a sua história, cerca de 16 mil km3 de solo e rochas. [...]
Atualmente a humanidade movimenta cerca de 140 km3 de solos e rochas por ano, o que equivale a desgastar 325 metros da superfície continental a cada um milhão de anos. Para se comparar, sabemos que, nos últimos 540 milhões de anos, as forças naturais de erosão desgastaram a superfície terrestre em cerca de 30 metros a cada um milhão de anos.
[...]
Atualmente a erosão per capita mundial é de cerca de 6 toneladas ao ano, variando segundo o grau de desenvolvimento do país. Nos Estados Unidos a média é 30 toneladas per capita.
Traduzido e adaptado de: WILKINSON, Bruce H.
Humans as geologic agents: A deep-time perspective.
Geology. v. 33, abril 2005.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as transformações do espaço natural e geográfico, aponte a análise correta:
A
A ação humana, como agente erosivo sobre a superfície terrestre teve início na Mesozoica, como resultado da revolução agrícola que ocorreu no mundo.
B
O desgaste da superfície continental não é relevante, já que os continentes estão sofrendo um contínuo processo de soerguimento e os oceanos, um contínuo processo de rebaixamento.
C
As transformações tecnológicas que ocorreram no mundo, especialmente a partir do século XIX, resultaram na diminuição da ação humana sobre a superfície terrestre.
D
A ação humana, como agente erosivo, se faz sentir, nos dias atuais, de forma homogênea em todos os países do mundo.
E
A ação dos seres humanos na superfície terrestre, como agente erosivo, em muitos casos, é superior à de agentes modeladores do relevo, como rios e geleiras.
Respostas
respondido por:
5
D
A ação humana, como agente erosivo, se faz sentir, nos dias atuais, de forma homogênea em todos os países do mundo.
Resposta:
Explicação:
plurall apenas
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás