• Matéria: História
  • Autor: tokitoartt
  • Perguntado 4 anos atrás

qual a referência dos dias atuais podemos comparar ao absolutismo?​

Respostas

respondido por: LasanhaMediterrania
0

Resposta:Origem da Festa Junina · Festa São João ... O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do ... Média era considerado limitado em comparação com o período absolutista, ... o rei pôde formar um exército especializado e permanente para defender o reino.Origem da Festa Junina · Festa São João ... O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do ... Média era considerado limitado em comparação com o período absolutista, ... o rei pôde formar um exército especializado e permanente para defender o reino.

Explicação:

respondido por: vvgameplayer
0

Resposta:

Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação. O poder dos reis durante a Idade Média era considerado limitado em comparação com o período absolutista, pois havia muita fragmentação política e a influência do rei dependia de uma relação de vassalagem, na qual a troca de favores entre reis e nobres garantia o poder real.

À medida que as nações modernas estruturavam-se, principalmente Inglaterra, França e Espanha, e que o comércio ressurgia na Europa, uma nova classe social emergia com grande poderio econômico: a burguesia. Para a burguesia, a fragmentação política e econômica existente desde a Idade Média não era interessante, pois afetava seus negócios, principalmente por causa das diferenças de moeda e impostos existentes de uma província para outra (mesmo em províncias do mesmo reino, havia essas diferenças de moeda e impostos).

A nobreza, por sua vez, via com bons olhos a concentração do poder na figura do monarca como forma de garantir o controle das terras que possuía. Assim, a concentração do poder nas mãos do rei era uma demanda da burguesia em ascensão e também da nobreza.

Com o poder concentrado no rei, cabia a ele a criação de impostos, determinação e imposição das leis, garantir a segurança do reino, sufocar rebeliões e revoltas e impedir invasões e ataques estrangeiros. Para que isso acontecesse de forma eficiente, foi criada toda uma estrutura administrativa para auxiliar os reis em suas várias obrigações. Com a formação dos Estados Nacionais – as nações –, o rei determinava a imposição de moeda e idioma único para toda a nação, eliminando as diferenças que restringiam a atuação da crescente classe mercantil.

Explicação:

Perguntas similares