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O tênis de mesa, também chamado de ping-pong, é um esporte criado na Inglaterra, no século XIX. É um dos esportes mais populares que existem, chegando a um número estimado de cerca de 300 milhões de praticantes em todo o mundo.
O jogo, que é uma adaptação do tênis de quadra, consiste na disputa de pontos entre jogadores que golpeiam a bola com suas raquetes sobre a área de jogo (mesa). O objetivo é impedir que o adversário consiga realizar a mesma ação e devolva a bola para a área de jogo.
Assim, o atleta vencedor é aquele que obtém mais êxitos dentro do número de sets em disputa. Os sets são disputados e vence o primeiro jogador que atingir a marca de onze pontos ou dois pontos de vantagem, no caso de empate em dez pontos.
Regras do Tênis de Mesa
1. Equipamentos
Para a realização do jogo são necessárias:
- Mesa (2,74 m de comprimento, 1,52 m de largura e 0,76 m de altura).
- Bola (tamanho: 40 mm; nas cores branca ou laranja. A bola, quando abandonada a uma altura de 30 centímetros da mesa, deve quicar a uma altura de 23 centímetros).
- Raquetes (de madeira, com uma cobertura de borracha com uma face preta e a outra vermelha).
- Rede (altura de 15,25 centímetros e prolongamento de 15,25 centímetros para cada lado).
- Uniformes (camiseta, calções, meia e tênis. A camiseta e os calções precisam contrastar com a cor da bola)
2. Partida
- A partida é disputada em sets A quantidade de sets pode variar, desde que se tenha uma quantidade ímpar (1, 3, 5, 7…). Vence a partida quem conquistar o maior número de sets disputados.
- O vencedor do set é o participante que atingir a marca de 11 pontos. No caso de um empate em 10 pontos (10 a 10), vence o primeiro a abrir dois pontos de vantagem sobre o rival (12 a 10, 13 a 11, 14 a 12…).
- Os adversários trocam de lado na mesa a cada set. No caso do último set (set desempate) essa mudança ocorre a cada 5 pontos.
3. Saque
O jogo começa com saque. O jogador deve lançar a bola a uma altura de pelo menos 16 centímetros com uma das mãos (mão livre) e deve rebater com a raquete fazendo com que a bola quique em seu campo e no campo do adversário, sem tocar na rede.
Caso o saque toque na rede e caia no campo do recebedor, é considerado uma queima e o sacador pode repetir o saque.
Caso a bola não ultrapasse a rede ou não toque em um dos campos, é considerado um erro de saque, garantindo 1 ponto para o recebedor.
Os sacadores e recebedores se alternam a cada múltiplo de dois na soma do placar do set.
4. Pontos
Os atletas fazem pontos quando um dos adversários:
- Erra o saque.
- Não consegue devolver da bola.
- Toca na bola duas vezes seguidas.
- Deixa a bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
- Move a mesa de jogo.
- Toca a rede ou seus suportes.
- Toca a mesão com a mão durante a jogada.
5. Empunhadura
Atualmente, no tênis de mesa existem três formas de se segurar a raquete (empunhadura).
Empunhadura clássica
Nesse tipo de empunhadura, a raquete é manejada como uma raquete de tênis de quadra ou "um aperto de mãos".
Esse tipo de empunhadura permite golpes com as duas faces da raquete: forehand e backhand, mas exige uma maior movimentação do atleta.
Caneta (caneta japonesa)
Nessa empunhadura, segura-se a raquete como se fosse uma caneta, com o cabo para cima.
Esse tipo de empunhadura é muito utilizado por jogadores brasileiros e asiáticos. Como só se usa um dos lados da raquete, há uma maior dificuldade de realizar os golpes no lado fraco (esquerda para destros e direita para canhotos).
Classineta
A classineta é um misto entre as duas empunhaduras tradicionais. Apesar de assemelhar-se com a empunhadura de caneta, permite atacar a bola com as duas faces da raquete.
FONTE: TODA MATERIA :)