CARTA ABERTA À PREFEITURA DE SÃO PAULO E À SECRETARIA DE TRANSPORTE
São Paulo, 24 de Julho de 2018.
Venho manifestar minha profunda insatisfação e indignação com a notícia do aumento da passagem em nossa cidade. A despeito da rotineira mudança de preço, ocorrida anualmente, é inaceitável que o trabalhador gaste tamanho valor para acessar o transporte público.
Como dito já de início, é sabido que a atualização do preço ocorre anualmente, entretanto, diante das atuais condições do transporte público da capital e da renda média recebida pelos trabalhadores, é um assalto que o preço chegue a esse valor, sem apresentar por outro lado alguma melhoria significativa.
Ignorando a condição do preço, é preciso questionar, por que não criar maneiras de reutilizar os cartões de transporte, seja aumentando o tempo hábil de integração ou a quantidade de uso para uma mesma passagem.
Além disso, é necessário, urgentemente, apresentar à sociedade, quais são os gastos com o transporte que justifiquem tão alto valor, afinal, além da passagem paga diariamente, contribuímos enquanto cidadãos através de nossos impostos, logo, temos direito de acessar tais informações.
Sendo assim, tenho certeza que, diante da manifestação pública desta indignação, os responsáveis tomarão providências para melhorar esta situação.
Atenciosamente,
Marília Cecília
a) O texto apresentado é uma carta aberta, gênero textual de extrema importância na vida social contemporânea, sobretudo em sociedades democráticas.
Ao ser amplamente divulgada, qual o assunto e a finalidade dessa carta aberta?
b) Os articuladores textuais são importantes para estabelecer as conexões entre as ideias do texto. Qual o sentido dos articuladores "entretanto", "Além disso" e "Sendo assim" empregados no texto acima?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
diminuição do poder de compra do consumidor.
Na prática, isso ocorre porque a inflação é causada pela constante procura ou busca por um determinado produto ou serviço. Como exemplo prático da inflação, podemos destacar:
Busca por empréstimos e financiamentos nas instituições financeiras (como os bancos e financeiras). Isso leva ao aumento dos juros cobrados aos consumidores.
Por fim, cabe destacar que, em nosso país, o aumento da taxa básica de juros da economia (SELIC) é um instrumento que pode ser utilizado para conter a alta da inflação.
Lute e acredite em seu potencial!
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás