Texto para a questão.
Cidadão doutor
Os brasileiros sempre tivemos problema com a palavra cidadão, ou com qualquer outra que indique igualdade civil e ausência de hierarquias sociais, como sua irmã gêmea, república. Roberto DaMatta já nos mostrou isso.
O vírus da cidadania chegou a nossas plagas vindo da França revolucionária, do assustador "Aux armes, citoyens!" 1 Um panfleto manuscrito de 1821, exposto nas ruas de Salvador, não deixava por menos: “Às armas, cidadãos! [...] Se à força da razão os reis não cedem/ das armas ao poder cedam os reis”. Mas estávamos vacinados pela tradição monárquica ibérica. A palavra entrou para nosso vocabulário liberal domesticada em seu potencial nivelador.
Nova tentativa de retomá-la em seu sentido revolucionário foi feita logo após a Proclamação da República por alguns republicanos jacobinos 2 e positivistas 3. Silva Jardim à frente, e novamente inspirados na Revolução de 14 de julho, eles saíam cantando a “Marselhesa” pelas ruas do Rio de Janeiro, para desespero do representante francês, que não queria atritar-se com o governo brasileiro, nem desagradar a seus compatriotas.
1. “Às armas, cidadãos”. Verso de "A Marselhesa", Hino Nacional da França, composto originalmente como canção de protesto durante a Revolução Francesa.
2. Entre os partidários da Revolução Francesa, os jacobinos eram vistos como os mais exacerbados, os que mais ardorosamente defendiam os valores revolucionários.
3. Adeptos do positivismo, corrente filosófica bastante influente na Europa e no Brasil no século XIX.
Segundo o autor, “os brasileiros sempre tivemos problema com a palavra cidadão” porque
A
quando o termo surgiu, os nacionalistas rejeitavam influências francesas.
B
o significado original do termo omitia desejáveis distinções hierárquicas sociais.
C
a cultura nacional tende a prezar hierarquias e a desigualdade entre os indivíduos.
D
seu sentido vago não a distingue de “qualquer outra que indique igualdade civil”.
E
a consolidação de ideais republicanos tornou incompreensível a ideia de cidadania.
Respostas
respondido por:
6
É dito que "os brasileiros sempre tivemos problema com a palavra cidadão" porque:
C. a cultura nacional tende a prezar hierarquias e a desigualdade entre os indivíduos.
Explicação:
Podemos chegar a essa conclusão a partir do que é informado logo no início do texto:
"Os brasileiros sempre tivemos problema com a palavra cidadão, ou com qualquer outra que indique igualdade civil e ausência de hierarquias sociais, como sua irmã gêmea, república."
> Isso significa que a sociedade brasileira costuma valorizar a desigualdade civil e a presença de hierarquias entre os indivíduos.
Seri por esse motivo que nós não conseguimos compreender a palavra "cidadão", que está associada à igualdade civil e ausência de hierarquias sociais
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás