ME AJUDEM PFV É URGENTE!!!
c) Explique os principais tipos de entalpias e no que elas se baseiam.
Respostas
Resposta:
Tipos de entalpia
Entalpia de formação
É a variação de energia térmica envolvida na formação de um mol de uma substância qualquer, sendo ela formada com base em substâncias simples ou no estado fundamental, como no exemplo a seguir:
1/2H2 + O2 = H2O
→ Note que os reagentes são ambos substâncias simples, ou seja, têm entalpia igual a 0, e que o valor de entalpia da água (H2O) é predeterminado em laboratório, sendo, portanto, um dado fornecido, logo, o calculo da variação de entalpia fica da seguinte forma:
∆H = Hp – Hr
∆H = ( - 68,4 ) - (1/2.0 + 0)
∆H = -68,4 → Reação exotérmica
→ Perceba que temos um resultado menor que 0, isso significa que, nessa reação de formação de um mol de H2O, teremos liberação de energia.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Entalpia de combustão
É a variação aferida de calor para que haja a combustão de 1 mol de uma substância qualquer. Toda reação de combustão terá valor de variação de entalpia menor que zero, pois se trata de uma reação que libera calor.
Exemplo
Reação e valor da variação de entalpia para a reação de combustão do etanol:
C2H6O(l) + 3.O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(l) ΔH = -326 Kcal/mol
A seguir, valores de entalpia de combustão para algumas substâncias comuns:
Etanol gasoso (C2H6)= -372,8 Kcal/mol
Benzeno líquido (C6H6) = -781,0 Kcal/mol
Sacarose sólida ( C12 H22O 11) = -1348,9 Kcal/mol
Entalpia de ligação
É a energia necessária para romper-se um mol de uma ligação química. A variação de energia nesse caso sempre resulta em um valor maior que 0, ou seja, a quebra de ligações demanda absorção de calor.
Exemplo
CH4(g)+C(g)+4H(g) ΔH = +1.651,6 kJ/mol
C – H → C(g) + H(g) ΔH = +412,9 KJ/ mol
Cl – Cl → Cl(g) + Cl (g) ΔH = +242,0 KJ/mol
Entalpia de neutralização
É a variação de energia em reações de neutralização, como a neutralização de ácido base:
Ácido + base = sal + água → exotérmica
Assim como nos demais casos de entalpia, para os valores de neutralização, deve-se considerar os cálculos para 1mol. Nesse caso, o valor final da variação de entalpia será, para a reação de neutralização, de 1 mol de H+ para 1 mol de OH-
Acesse também: Reação de neutralização total: como ocorre?
Entalpia de dissolução
É a variação de energia térmica envolvida na dissolução de um mol de determinado soluto em uma quantidade “x” de água ou outro solvente qualquer, desde que haja solubilização completa e torne-se uma mistura homogênea.
Exemplo
NaCl(s) + aq → Na+(aq) + Cl-(aq) ∆H = -0,9 Kcalmol
Na reação, podemos ver quimicamente a dissolução do hidróxido de sódio, popularmente conhecido como soda cáustica, em meio aquoso. Perceba que a reação tem uma variação de entalpia menor que zero, o que significa que há liberação de calor. Essa reação é comumente realizada na fabricação de sabão caseiro, processo que, quando não feito sob os devidos cuidados, pode resultar em acidente com queimaduras de até 3° grau.
Resumo:
Entalpia: variação de energia térmica envolvida em uma reação química.
Variação de entalpia final determina se a reação é exotérmica ou endotérmica: ΔH > 0 (endotérmica); ΔH < 0 (exotérmica).
Tipos de entalpia: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução.
Explicação: